Trajetórias profissionais de professoras coordenadoras pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Mirro Andreolo da Silva Costa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5655
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá.
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spelling Moraes, Mirro Andreolo da Silva Costa deAmbrosetti, Neusa Banhara, 1945-Rosito, Margaréte May BerkenbrockUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoÁvila, Maria Auxiliadora, 1952-2022-05-06T00:26:08Z2022-05-06T00:26:08Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5655Orientação: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender o processo de constituição profissional do Professor Coordenador Pedagógico da rede estadual em dois municípios do Vale do Paraíba paulista, dada a identificação e a análise dos incidentes críticos levantados a partir de relatos de profissionais que atuam na referida função gestora. Foi considerada para fins de estruturação metodológica a natureza qualitativa de pesquisa, em que se privilegiou a análise das proposições dos profissionais entrevistados, assim como prezou pelo exame intensivo de dados em amplitude e profundidade. A população da pesquisa foi composta por docentes designados para atuarem na função de Professor Coordenador Pedagógico da rede pública estadual de Municípios do Interior Paulista, em escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino - Região de Taubaté. Do total de 41 Unidades Escolares, foi selecionado um grupo de seis escolas onde está implementado o Programa Ensino Integral, e que contam com a designação de um Professor Coordenador em cada Unidade. Os registros das narrativas dos Coordenadores Pedagógicos foram realizados em dois momentos: no primeiro, o conteúdo foi gravado, transcrito e sintetizado num biograma; num segundo momento, o biograma foi apresentado ao Coordenador Pedagógico entrevistado, permitindo mais uma reflexão sobre a trajetória profissional e os incidentes críticos selecionados pelo pesquisador. Ao possibilitar tal reflexão, a análise dos dados sistematizados em biogramas permitiu a sua sobreposição, na qual foram identificados os aspectos comuns presentes nas trajetórias. Ficou evidenciado que as idades profissionais se diferem significativamente, posto que a média de idade na função da Coordenação é de 11 anos e a diferença entre a profissional que tem mais tempo na função e a que tem menos é de 9 anos. Foi possível observar, também, que as narrativas-biográficas permitiram uma discussão sobre a vida profissional das entrevistadas, sendo relevante a trajetória docente para a tomada da decisão de participar do processo de escolha do Coordenador Pedagógico nas escolas estaduais. Mesmo com alterações nas legislações estaduais, as entrevistadas optaram pela continuidade na Coordenação, especialmente quando implementado o Programa Ensino Integral nas escolas onde atuavam. Foi possível observar que as trajetórias de vida profissional foram importantes no processo de constituição da docente frente à Coordenação Pedagógica. Logo, segue-se confirmando, no contexto em que se realizou a pesquisa, que os saberes docentes que mobilizam as práticas pedagógicas dos professores sofrem influencias das histórias de vida e são por estas (re)significadas. Compreendemos, por fim, que os saberes dos Coordenadores Pedagógicos se constituem na relação com sua história de vida e que o modo como cada professor compreende e atua na profissão é resultante da emergência das suas experiências.Abstract: The objective of this study was to understand the process of professional formation of the Pedagogical Coordinating Professor of the state network in two municipalities of the Paraíba Valley of São Paulo, given the identification and analysis of the critical incidents raised from reports of professionals who work in said management function . The qualitative nature of research was considered for methodological structuring purposes, in which the analysis of the propositions of the professionals interviewed was favored, as well as the intensive examination of data in breadth and depth. The research population was composed of teachers assigned to act as Pedagogical Coordinator Professor of the state public network of Municipalities of the Interior of São Paulo, in schools that were assigned to the Teaching Board - Taubaté Region. Of the total of 41 School Units, a group of six schools where the Comprehensive Teaching Program was implemented, and which have the appointment of a Coordinating Teacher in each Unit, was selected. The records of the Pedagogical Coordinators' narratives were carried out in two moments: in the first, the content was recorded, transcribed and synthesized in a biogram; In a second moment, the biogram was presented to the Pedagogical Coordinator interviewed, allowing further reflection on the professional trajectory and critical incidents selected by the researcher. By allowing such reflection, the analysis of systematized data in biograms allowed its overlap, in which the common aspects present in the trajectories were identified. It was evidenced that the professional ages differ significantly, since the average age in the Coordination function is of 11 years and the difference between the professional who has more time in the function and the one who has less is 9 years. It was also possible to observe that the biographical narratives allowed a discussion about the professional life of the interviewees, being relevant the teaching trajectory for the decision to participate in the process of choosing the Pedagogical Coordinator in the state schools. Even with changes in state legislations, the interviewees opted for continuity in the Coordination, especially when the Integral Education Program was implemented in the schools where they worked. It was possible to observe that the trajectories of professional life were important in the process of constitution of the teacher in front of the Pedagogical Coordination. Therefore, it is confirmed that, in the context of the research, the teaching knowledge that mobilizes teachers' pedagogical practices is influenced by life histories and is (re)meaningful. We understand, finally, that the knowledge of Pedagogical Coordinators is related to their life history and that the way each teacher understands and acts in the profession is the result of the emergence of their experiences.Made available in DSpace on 2022-05-06T00:26:08Z (GMT). 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