Afinal, de que infâncias estamos falando?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dominico, Eliane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lira, Aliandra Cristina Mesomo, Nunes, Maristela Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5685
Resumo: Com base no aporte teórico de Foucault, Bujes e Dornelles, esse artigo objetiva refletir sobre como as especificidades infantis são (des)consideradas na Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, com pesquisa empírica a partir de observações de práticas e registro em diário de campo e entrevista com gestora e professoras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Esse estudo nos possibilitou reconhecer que, frequentemente, as crianças têm suas singularidades e características anuladas em detrimento de um ordenamento e ritualismo pedagógico que exige uma padronização dos comportamentos.
id ULBRA-1_fb835dad4281fd03ce37a49911dc419e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5685
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Afinal, de que infâncias estamos falando?Com base no aporte teórico de Foucault, Bujes e Dornelles, esse artigo objetiva refletir sobre como as especificidades infantis são (des)consideradas na Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, com pesquisa empírica a partir de observações de práticas e registro em diário de campo e entrevista com gestora e professoras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Esse estudo nos possibilitou reconhecer que, frequentemente, as crianças têm suas singularidades e características anuladas em detrimento de um ordenamento e ritualismo pedagógico que exige uma padronização dos comportamentos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Dominico, ElianeLira, Aliandra Cristina MesomoNunes, Maristela Aparecida2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/568510.29327/227811.23.53-9TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 53 (2021)2358-08011518-491910.29327/227811.23.53reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5685/3962Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-04T14:34:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5685Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-03-04T14:34:22Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Afinal, de que infâncias estamos falando?
title Afinal, de que infâncias estamos falando?
spellingShingle Afinal, de que infâncias estamos falando?
Dominico, Eliane
title_short Afinal, de que infâncias estamos falando?
title_full Afinal, de que infâncias estamos falando?
title_fullStr Afinal, de que infâncias estamos falando?
title_full_unstemmed Afinal, de que infâncias estamos falando?
title_sort Afinal, de que infâncias estamos falando?
author Dominico, Eliane
author_facet Dominico, Eliane
Lira, Aliandra Cristina Mesomo
Nunes, Maristela Aparecida
author_role author
author2 Lira, Aliandra Cristina Mesomo
Nunes, Maristela Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dominico, Eliane
Lira, Aliandra Cristina Mesomo
Nunes, Maristela Aparecida
description Com base no aporte teórico de Foucault, Bujes e Dornelles, esse artigo objetiva refletir sobre como as especificidades infantis são (des)consideradas na Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, com pesquisa empírica a partir de observações de práticas e registro em diário de campo e entrevista com gestora e professoras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Esse estudo nos possibilitou reconhecer que, frequentemente, as crianças têm suas singularidades e características anuladas em detrimento de um ordenamento e ritualismo pedagógico que exige uma padronização dos comportamentos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5685
10.29327/227811.23.53-9
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5685
identifier_str_mv 10.29327/227811.23.53-9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5685/3962
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 53 (2021)
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.23.53
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1788355316301168640