Afinal, de que infâncias estamos falando?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5685 |
Resumo: | Com base no aporte teórico de Foucault, Bujes e Dornelles, esse artigo objetiva refletir sobre como as especificidades infantis são (des)consideradas na Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, com pesquisa empírica a partir de observações de práticas e registro em diário de campo e entrevista com gestora e professoras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Esse estudo nos possibilitou reconhecer que, frequentemente, as crianças têm suas singularidades e características anuladas em detrimento de um ordenamento e ritualismo pedagógico que exige uma padronização dos comportamentos. |
id |
ULBRA-1_fb835dad4281fd03ce37a49911dc419e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5685 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Afinal, de que infâncias estamos falando?Com base no aporte teórico de Foucault, Bujes e Dornelles, esse artigo objetiva refletir sobre como as especificidades infantis são (des)consideradas na Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, com pesquisa empírica a partir de observações de práticas e registro em diário de campo e entrevista com gestora e professoras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Esse estudo nos possibilitou reconhecer que, frequentemente, as crianças têm suas singularidades e características anuladas em detrimento de um ordenamento e ritualismo pedagógico que exige uma padronização dos comportamentos.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Dominico, ElianeLira, Aliandra Cristina MesomoNunes, Maristela Aparecida2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/568510.29327/227811.23.53-9TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 53 (2021)2358-08011518-491910.29327/227811.23.53reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5685/3962Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-04T14:34:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5685Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-03-04T14:34:22Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afinal, de que infâncias estamos falando? |
title |
Afinal, de que infâncias estamos falando? |
spellingShingle |
Afinal, de que infâncias estamos falando? Dominico, Eliane |
title_short |
Afinal, de que infâncias estamos falando? |
title_full |
Afinal, de que infâncias estamos falando? |
title_fullStr |
Afinal, de que infâncias estamos falando? |
title_full_unstemmed |
Afinal, de que infâncias estamos falando? |
title_sort |
Afinal, de que infâncias estamos falando? |
author |
Dominico, Eliane |
author_facet |
Dominico, Eliane Lira, Aliandra Cristina Mesomo Nunes, Maristela Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Lira, Aliandra Cristina Mesomo Nunes, Maristela Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dominico, Eliane Lira, Aliandra Cristina Mesomo Nunes, Maristela Aparecida |
description |
Com base no aporte teórico de Foucault, Bujes e Dornelles, esse artigo objetiva refletir sobre como as especificidades infantis são (des)consideradas na Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, com pesquisa empírica a partir de observações de práticas e registro em diário de campo e entrevista com gestora e professoras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Esse estudo nos possibilitou reconhecer que, frequentemente, as crianças têm suas singularidades e características anuladas em detrimento de um ordenamento e ritualismo pedagógico que exige uma padronização dos comportamentos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5685 10.29327/227811.23.53-9 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5685 |
identifier_str_mv |
10.29327/227811.23.53-9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5685/3962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 53 (2021) 2358-0801 1518-4919 10.29327/227811.23.53 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211082817568768 |