Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3520 |
Resumo: | O artigo discute algumas questões relativas à s políticas educacionais atuais em três países da América Latina: Argentina, Brasil e Chile. Por meio de revisão de literatura seguida de pesquisa documental, incluindo a legislação pertinente em cada país, e documentos produzidos pelos organismos internacionais ligados à ONU que atuam na região, procurou-se observar em que medida as mudanças ocorridas no âmbito da legislação educacional nesses três países delinearam uma nova política educativa que se traduz em diferentes mecanismos de regulação. Considera-se que as políticas públicas para a educação adotadas nesses países na última década sofreram mudanças em virtude de processos de reformas que apresentaram como traço comum uma nova regulação educativa assentada em três eixos: a gestão local; o financiamento per capita e a avaliação sistêmica. |
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Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e ChilePolítica educacional;América Latina;RegulaçãoO artigo discute algumas questões relativas à s políticas educacionais atuais em três países da América Latina: Argentina, Brasil e Chile. Por meio de revisão de literatura seguida de pesquisa documental, incluindo a legislação pertinente em cada país, e documentos produzidos pelos organismos internacionais ligados à ONU que atuam na região, procurou-se observar em que medida as mudanças ocorridas no âmbito da legislação educacional nesses três países delinearam uma nova política educativa que se traduz em diferentes mecanismos de regulação. Considera-se que as políticas públicas para a educação adotadas nesses países na última década sofreram mudanças em virtude de processos de reformas que apresentaram como traço comum uma nova regulação educativa assentada em três eixos: a gestão local; o financiamento per capita e a avaliação sistêmica.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/352010.26512/lc.v15i28.3520Linhas Críticas; Vol. 15 No. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 45-62Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 45-62Linhas Críticas; v. 15 n. 28 (2009): Políticas Educacionais e Novas Formas de Regulação; 45-621981-04311516-489610.26512/lc.v15i28reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3520/3208Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade Oliveira, Dalila2022-09-09T16:21:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3520Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:21:25Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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