Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Olgamir Francisco de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2845
Resumo: Este estudo buscou identificar, na perspectiva dos trabalhadores, os elementos fundamentais para uma política de educação profissional para o Brasil neste final de século, no âmbito da educação formal, em especial, no nível médio de ensino. Tais elementos constituem o núcleo consensual das propostas das entidades de trabalhadores e foram aqui denominados de educação do trabalho. A educação do trabalho é parte integrante de um projeto social contra-hegemônico. Essa compreensão é possibilitada porque os trabalhadores são vistos neste estudo sob uma dupla perspectiva: de classe e das entidades que os representam, e o seu protagonismo é defendido no processo de construção e implementação da política educativa aí inserida, a educação profissional, como forma de disputar ética e politicamente a sua direção. As análises empreendidas neste estudo tiveram como referência as transformações atuais no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo.
id UNB - 28_2204336bc05651dd0744a01f3fddb4e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2845
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadoresTrabalho;Educação;Educação profissional;Educação formalEste estudo buscou identificar, na perspectiva dos trabalhadores, os elementos fundamentais para uma política de educação profissional para o Brasil neste final de século, no âmbito da educação formal, em especial, no nível médio de ensino. Tais elementos constituem o núcleo consensual das propostas das entidades de trabalhadores e foram aqui denominados de educação do trabalho. A educação do trabalho é parte integrante de um projeto social contra-hegemônico. Essa compreensão é possibilitada porque os trabalhadores são vistos neste estudo sob uma dupla perspectiva: de classe e das entidades que os representam, e o seu protagonismo é defendido no processo de construção e implementação da política educativa aí inserida, a educação profissional, como forma de disputar ética e politicamente a sua direção. As análises empreendidas neste estudo tiveram como referência as transformações atuais no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/284510.26512/lc.v6i11.2845Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 7-22Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 7-22Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 11 (2000); 7-221981-04311516-489610.26512/lc.v6i11reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2845/2552Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Olgamir Francisco de2022-09-09T13:57:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2845Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T13:57:01Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
title Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
spellingShingle Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
Carvalho, Olgamir Francisco de
Trabalho;
Educação;
Educação profissional;
Educação formal
title_short Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
title_full Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
title_fullStr Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
title_full_unstemmed Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
title_sort Uma política da educação profissional para o Brasil, no final do século XX: a perspectiva dos trabalhadores
author Carvalho, Olgamir Francisco de
author_facet Carvalho, Olgamir Francisco de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho;
Educação;
Educação profissional;
Educação formal
topic Trabalho;
Educação;
Educação profissional;
Educação formal
description Este estudo buscou identificar, na perspectiva dos trabalhadores, os elementos fundamentais para uma política de educação profissional para o Brasil neste final de século, no âmbito da educação formal, em especial, no nível médio de ensino. Tais elementos constituem o núcleo consensual das propostas das entidades de trabalhadores e foram aqui denominados de educação do trabalho. A educação do trabalho é parte integrante de um projeto social contra-hegemônico. Essa compreensão é possibilitada porque os trabalhadores são vistos neste estudo sob uma dupla perspectiva: de classe e das entidades que os representam, e o seu protagonismo é defendido no processo de construção e implementação da política educativa aí inserida, a educação profissional, como forma de disputar ética e politicamente a sua direção. As análises empreendidas neste estudo tiveram como referência as transformações atuais no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2845
10.26512/lc.v6i11.2845
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2845
identifier_str_mv 10.26512/lc.v6i11.2845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2845/2552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 7-22
Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 7-22
Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 11 (2000); 7-22
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v6i11
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649606672384