Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brovelli, Marta Susana
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3162
Resumo: Neste artigo se expõe a necessidade de pensar a didática da Educação a Distância segundo uma perspectiva crítica, o que supõe atender às características próprias desta modalidade de ensino, mas produzindo uma ruptura com os modelos de ensino de caráter tecnicista que tem predominado desde seus primórdios até o presente. Para iniciar este caminho propõe-se analisar o problema do conhecimento e de sua relação com as formas de ensino, de maneira a produzir uma construção metodológica que procure processos de aprendizagem reflexivos e críticos. Para isso, propõe-se uma série de questões e possíveis respostas, próprias do ensino e da aprendizagem a distância.   
id UNB - 28_24103283bb0fc0dce7212e7ec1a5f40a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3162
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Hacia una didáctica crítica de la educación a distanciaDidática crítica;Conhecimento;Formas de ensino;MetodologiaNeste artigo se expõe a necessidade de pensar a didática da Educação a Distância segundo uma perspectiva crítica, o que supõe atender às características próprias desta modalidade de ensino, mas produzindo uma ruptura com os modelos de ensino de caráter tecnicista que tem predominado desde seus primórdios até o presente. Para iniciar este caminho propõe-se analisar o problema do conhecimento e de sua relação com as formas de ensino, de maneira a produzir uma construção metodológica que procure processos de aprendizagem reflexivos e críticos. Para isso, propõe-se uma série de questões e possíveis respostas, próprias do ensino e da aprendizagem a distância.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/316210.26512/lc.v9i17.3162Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-180Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-180Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-1801981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBspahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3162/2848Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrovelli, Marta Susana2022-09-09T14:44:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3162Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:44:37Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia
title Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia
spellingShingle Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia
Brovelli, Marta Susana
Didática crítica;
Conhecimento;
Formas de ensino;
Metodologia
title_short Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia
title_full Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia
title_fullStr Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia
title_full_unstemmed Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia
title_sort Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia
author Brovelli, Marta Susana
author_facet Brovelli, Marta Susana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brovelli, Marta Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Didática crítica;
Conhecimento;
Formas de ensino;
Metodologia
topic Didática crítica;
Conhecimento;
Formas de ensino;
Metodologia
description Neste artigo se expõe a necessidade de pensar a didática da Educação a Distância segundo uma perspectiva crítica, o que supõe atender às características próprias desta modalidade de ensino, mas produzindo uma ruptura com os modelos de ensino de caráter tecnicista que tem predominado desde seus primórdios até o presente. Para iniciar este caminho propõe-se analisar o problema do conhecimento e de sua relação com as formas de ensino, de maneira a produzir uma construção metodológica que procure processos de aprendizagem reflexivos e críticos. Para isso, propõe-se uma série de questões e possíveis respostas, próprias do ensino e da aprendizagem a distância.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3162
10.26512/lc.v9i17.3162
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3162
identifier_str_mv 10.26512/lc.v9i17.3162
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3162/2848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-180
Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-180
Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-180
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v9i17
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649974722560