Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3162 |
Resumo: | Neste artigo se expõe a necessidade de pensar a didática da Educação a Distância segundo uma perspectiva crítica, o que supõe atender à s características próprias desta modalidade de ensino, mas produzindo uma ruptura com os modelos de ensino de caráter tecnicista que tem predominado desde seus primórdios até o presente. Para iniciar este caminho propõe-se analisar o problema do conhecimento e de sua relação com as formas de ensino, de maneira a produzir uma construção metodológica que procure processos de aprendizagem reflexivos e críticos. Para isso, propõe-se uma série de questões e possíveis respostas, próprias do ensino e da aprendizagem a distância. |
id |
UNB - 28_24103283bb0fc0dce7212e7ec1a5f40a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3162 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Hacia una didáctica crítica de la educación a distanciaDidática crítica;Conhecimento;Formas de ensino;MetodologiaNeste artigo se expõe a necessidade de pensar a didática da Educação a Distância segundo uma perspectiva crítica, o que supõe atender à s características próprias desta modalidade de ensino, mas produzindo uma ruptura com os modelos de ensino de caráter tecnicista que tem predominado desde seus primórdios até o presente. Para iniciar este caminho propõe-se analisar o problema do conhecimento e de sua relação com as formas de ensino, de maneira a produzir uma construção metodológica que procure processos de aprendizagem reflexivos e críticos. Para isso, propõe-se uma série de questões e possíveis respostas, próprias do ensino e da aprendizagem a distância. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/316210.26512/lc.v9i17.3162Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-180Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-180Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-1801981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBspahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3162/2848Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrovelli, Marta Susana2022-09-09T14:44:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3162Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:44:37Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia |
title |
Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia |
spellingShingle |
Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia Brovelli, Marta Susana Didática crítica; Conhecimento; Formas de ensino; Metodologia |
title_short |
Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia |
title_full |
Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia |
title_fullStr |
Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia |
title_full_unstemmed |
Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia |
title_sort |
Hacia una didáctica crítica de la educación a distancia |
author |
Brovelli, Marta Susana |
author_facet |
Brovelli, Marta Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brovelli, Marta Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática crítica; Conhecimento; Formas de ensino; Metodologia |
topic |
Didática crítica; Conhecimento; Formas de ensino; Metodologia |
description |
Neste artigo se expõe a necessidade de pensar a didática da Educação a Distância segundo uma perspectiva crítica, o que supõe atender à s características próprias desta modalidade de ensino, mas produzindo uma ruptura com os modelos de ensino de caráter tecnicista que tem predominado desde seus primórdios até o presente. Para iniciar este caminho propõe-se analisar o problema do conhecimento e de sua relação com as formas de ensino, de maneira a produzir uma construção metodológica que procure processos de aprendizagem reflexivos e críticos. Para isso, propõe-se uma série de questões e possíveis respostas, próprias do ensino e da aprendizagem a distância. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3162 10.26512/lc.v9i17.3162 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3162 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v9i17.3162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3162/2848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-180 Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-180 Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 165-180 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v9i17 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649974722560 |