Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isaia, Silvia Maria
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bolzan, Doris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3424
Resumo: Esse artigo decorre de pesquisas que as autoras vêm desenvolvendo em especial sobre a temática dos ciclos de vida profissional de professores do ensino superior. Discute os possíveis movimentos construtivos na trajetória docente de professores universitários. Essa discussão se dá a partir da busca pela compreensão dos movimentos construtivos da docência, bem como do delineamento de possíveis ciclos de vida profissional desses sujeitos. Os participantes da pesquisa foram agrupados considerando-se o tempo de experiência no magistério superior, com a finalidade de narrarem suas biografias. Nesta análise encontramos quatro movimentos construtivos da docência: preparação à carreira docente; entrada efetiva no magistério superior; marcas da pós-graduação na docência superior; professoralidade docente. Os achados permitem-nos especular que os fios das concepções de docência são tecidos a partir dos movimentos construtivos ao longo da trajetória docente, demarcando-os como um processo contínuo de aprendizagem docente.
id UNB - 28_39d33bc425b7626fed19cfdb4f7da513
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3424
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitáriaPedagogia universitária;Movimentos construtivos;Docência superiorEsse artigo decorre de pesquisas que as autoras vêm desenvolvendo em especial sobre a temática dos ciclos de vida profissional de professores do ensino superior. Discute os possíveis movimentos construtivos na trajetória docente de professores universitários. Essa discussão se dá a partir da busca pela compreensão dos movimentos construtivos da docência, bem como do delineamento de possíveis ciclos de vida profissional desses sujeitos. Os participantes da pesquisa foram agrupados considerando-se o tempo de experiência no magistério superior, com a finalidade de narrarem suas biografias. Nesta análise encontramos quatro movimentos construtivos da docência: preparação à carreira docente; entrada efetiva no magistério superior; marcas da pós-graduação na docência superior; professoralidade docente. Os achados permitem-nos especular que os fios das concepções de docência são tecidos a partir dos movimentos construtivos ao longo da trajetória docente, demarcando-os como um processo contínuo de aprendizagem docente.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/342410.26512/lc.v14i26.3424Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-60Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-60Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-601981-04311516-489610.26512/lc.v14i26reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3424/3112Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIsaia, Silvia MariaBolzan, Doris2022-09-09T16:12:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3424Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:12:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária
title Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária
spellingShingle Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária
Isaia, Silvia Maria
Pedagogia universitária;
Movimentos construtivos;
Docência superior
title_short Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária
title_full Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária
title_fullStr Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária
title_full_unstemmed Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária
title_sort Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária
author Isaia, Silvia Maria
author_facet Isaia, Silvia Maria
Bolzan, Doris
author_role author
author2 Bolzan, Doris
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isaia, Silvia Maria
Bolzan, Doris
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia universitária;
Movimentos construtivos;
Docência superior
topic Pedagogia universitária;
Movimentos construtivos;
Docência superior
description Esse artigo decorre de pesquisas que as autoras vêm desenvolvendo em especial sobre a temática dos ciclos de vida profissional de professores do ensino superior. Discute os possíveis movimentos construtivos na trajetória docente de professores universitários. Essa discussão se dá a partir da busca pela compreensão dos movimentos construtivos da docência, bem como do delineamento de possíveis ciclos de vida profissional desses sujeitos. Os participantes da pesquisa foram agrupados considerando-se o tempo de experiência no magistério superior, com a finalidade de narrarem suas biografias. Nesta análise encontramos quatro movimentos construtivos da docência: preparação à carreira docente; entrada efetiva no magistério superior; marcas da pós-graduação na docência superior; professoralidade docente. Os achados permitem-nos especular que os fios das concepções de docência são tecidos a partir dos movimentos construtivos ao longo da trajetória docente, demarcando-os como um processo contínuo de aprendizagem docente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3424
10.26512/lc.v14i26.3424
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3424
identifier_str_mv 10.26512/lc.v14i26.3424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3424/3112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-60
Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-60
Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-60
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v14i26
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650463358976