Razão e sensibilidade na docência universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Ávila, Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2969
Resumo: Com este artigo pretende-se apresentar os resultados da pesquisa-formação realizada no ano de 2015 com 18 professores universitários da área das ciências da saúde na Universidade Federal da Bahia. Objetivou-se, com a pesquisa, descrever os saberes didático-pedagógicos e o saber sensível mobilizados pelos docentes, nos ateliers didáticos formativos inspirados na teoria raciovitalista de Michel Maffesoli (2005). E como objetivos específicos: a) Identificar os saberes didático-pedagógicos referidos pelos professores universitários em cursos na área de saúde; b) Evidenciar o espaço concedido ao saber sensível nas práticas dos professores, mediante análise de suas representações e participação nos ateliers didáticos; c) Evidenciar, descrever e explicar as relações entre saberes didático-pedagógicos, saber sensível e profissionalidade dos professores colaboradores. Utilizou-se como dispositivos para a coleta das informações, a produção de ateliers formativos, escritas autobiográficas e questionários. Como principais resultados, constatou-se: a) os professores, em geral, possuem uma visão intuitiva sobre os saberes pedagógicos; b) os professores apresentam abertura para uma prática pedagógica raciovitalista, demonstrando (inclusive em suas escritas) a importância de se trabalhar o ensino associado à pesquisa,  incluindo componente lúdico em suas práticas. 
id INEP-1_67d9d3080f37e9d681a6f763579468d8
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2969
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Razão e sensibilidade na docência universitáriaDocência universitária. Formação de professores; Saberes pedagógicos; Profissionalidade docente.docência universitáriaCom este artigo pretende-se apresentar os resultados da pesquisa-formação realizada no ano de 2015 com 18 professores universitários da área das ciências da saúde na Universidade Federal da Bahia. Objetivou-se, com a pesquisa, descrever os saberes didático-pedagógicos e o saber sensível mobilizados pelos docentes, nos ateliers didáticos formativos inspirados na teoria raciovitalista de Michel Maffesoli (2005). E como objetivos específicos: a) Identificar os saberes didático-pedagógicos referidos pelos professores universitários em cursos na área de saúde; b) Evidenciar o espaço concedido ao saber sensível nas práticas dos professores, mediante análise de suas representações e participação nos ateliers didáticos; c) Evidenciar, descrever e explicar as relações entre saberes didático-pedagógicos, saber sensível e profissionalidade dos professores colaboradores. Utilizou-se como dispositivos para a coleta das informações, a produção de ateliers formativos, escritas autobiográficas e questionários. Como principais resultados, constatou-se: a) os professores, em geral, possuem uma visão intuitiva sobre os saberes pedagógicos; b) os professores apresentam abertura para uma prática pedagógica raciovitalista, demonstrando (inclusive em suas escritas) a importância de se trabalhar o ensino associado à pesquisa,  incluindo componente lúdico em suas práticas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCNPqD'Ávila, Cristina2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/296910.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%pEm Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i97reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2969/2683Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Razão e sensibilidade na docência universitária
title Razão e sensibilidade na docência universitária
spellingShingle Razão e sensibilidade na docência universitária
Razão e sensibilidade na docência universitária
D'Ávila, Cristina
Docência universitária. Formação de professores; Saberes pedagógicos; Profissionalidade docente.
docência universitária
D'Ávila, Cristina
Docência universitária. Formação de professores; Saberes pedagógicos; Profissionalidade docente.
docência universitária
title_short Razão e sensibilidade na docência universitária
title_full Razão e sensibilidade na docência universitária
title_fullStr Razão e sensibilidade na docência universitária
Razão e sensibilidade na docência universitária
title_full_unstemmed Razão e sensibilidade na docência universitária
Razão e sensibilidade na docência universitária
title_sort Razão e sensibilidade na docência universitária
author D'Ávila, Cristina
author_facet D'Ávila, Cristina
D'Ávila, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Ávila, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Docência universitária. Formação de professores; Saberes pedagógicos; Profissionalidade docente.
docência universitária
topic Docência universitária. Formação de professores; Saberes pedagógicos; Profissionalidade docente.
docência universitária
dc.description.none.fl_txt_mv Com este artigo pretende-se apresentar os resultados da pesquisa-formação realizada no ano de 2015 com 18 professores universitários da área das ciências da saúde na Universidade Federal da Bahia. Objetivou-se, com a pesquisa, descrever os saberes didático-pedagógicos e o saber sensível mobilizados pelos docentes, nos ateliers didáticos formativos inspirados na teoria raciovitalista de Michel Maffesoli (2005). E como objetivos específicos: a) Identificar os saberes didático-pedagógicos referidos pelos professores universitários em cursos na área de saúde; b) Evidenciar o espaço concedido ao saber sensível nas práticas dos professores, mediante análise de suas representações e participação nos ateliers didáticos; c) Evidenciar, descrever e explicar as relações entre saberes didático-pedagógicos, saber sensível e profissionalidade dos professores colaboradores. Utilizou-se como dispositivos para a coleta das informações, a produção de ateliers formativos, escritas autobiográficas e questionários. Como principais resultados, constatou-se: a) os professores, em geral, possuem uma visão intuitiva sobre os saberes pedagógicos; b) os professores apresentam abertura para uma prática pedagógica raciovitalista, demonstrando (inclusive em suas escritas) a importância de se trabalhar o ensino associado à pesquisa,  incluindo componente lúdico em suas práticas. 
description Com este artigo pretende-se apresentar os resultados da pesquisa-formação realizada no ano de 2015 com 18 professores universitários da área das ciências da saúde na Universidade Federal da Bahia. Objetivou-se, com a pesquisa, descrever os saberes didático-pedagógicos e o saber sensível mobilizados pelos docentes, nos ateliers didáticos formativos inspirados na teoria raciovitalista de Michel Maffesoli (2005). E como objetivos específicos: a) Identificar os saberes didático-pedagógicos referidos pelos professores universitários em cursos na área de saúde; b) Evidenciar o espaço concedido ao saber sensível nas práticas dos professores, mediante análise de suas representações e participação nos ateliers didáticos; c) Evidenciar, descrever e explicar as relações entre saberes didático-pedagógicos, saber sensível e profissionalidade dos professores colaboradores. Utilizou-se como dispositivos para a coleta das informações, a produção de ateliers formativos, escritas autobiográficas e questionários. Como principais resultados, constatou-se: a) os professores, em geral, possuem uma visão intuitiva sobre os saberes pedagógicos; b) os professores apresentam abertura para uma prática pedagógica raciovitalista, demonstrando (inclusive em suas escritas) a importância de se trabalhar o ensino associado à pesquisa,  incluindo componente lúdico em suas práticas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2969
10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%p
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2969
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2969/2683
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.29i97
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1822051647516311552
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.