Razão e sensibilidade na docência universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
DOI: | 10.24109/2176-6673.emaberto.29i97. |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2969 |
Resumo: | Com este artigo pretende-se apresentar os resultados da pesquisa-formação realizada no ano de 2015 com 18 professores universitários da área das ciências da saúde na Universidade Federal da Bahia. Objetivou-se, com a pesquisa, descrever os saberes didático-pedagógicos e o saber sensível mobilizados pelos docentes, nos ateliers didáticos formativos inspirados na teoria raciovitalista de Michel Maffesoli (2005). E como objetivos específicos: a) Identificar os saberes didático-pedagógicos referidos pelos professores universitários em cursos na área de saúde; b) Evidenciar o espaço concedido ao saber sensível nas práticas dos professores, mediante análise de suas representações e participação nos ateliers didáticos; c) Evidenciar, descrever e explicar as relações entre saberes didático-pedagógicos, saber sensível e profissionalidade dos professores colaboradores. Utilizou-se como dispositivos para a coleta das informações, a produção de ateliers formativos, escritas autobiográficas e questionários. Como principais resultados, constatou-se: a) os professores, em geral, possuem uma visão intuitiva sobre os saberes pedagógicos; b) os professores apresentam abertura para uma prática pedagógica raciovitalista, demonstrando (inclusive em suas escritas) a importância de se trabalhar o ensino associado à pesquisa, incluindo componente lúdico em suas práticas. |
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Razão e sensibilidade na docência universitáriaDocência universitária. Formação de professores; Saberes pedagógicos; Profissionalidade docente.docência universitáriaCom este artigo pretende-se apresentar os resultados da pesquisa-formação realizada no ano de 2015 com 18 professores universitários da área das ciências da saúde na Universidade Federal da Bahia. Objetivou-se, com a pesquisa, descrever os saberes didático-pedagógicos e o saber sensível mobilizados pelos docentes, nos ateliers didáticos formativos inspirados na teoria raciovitalista de Michel Maffesoli (2005). E como objetivos específicos: a) Identificar os saberes didático-pedagógicos referidos pelos professores universitários em cursos na área de saúde; b) Evidenciar o espaço concedido ao saber sensível nas práticas dos professores, mediante análise de suas representações e participação nos ateliers didáticos; c) Evidenciar, descrever e explicar as relações entre saberes didático-pedagógicos, saber sensível e profissionalidade dos professores colaboradores. Utilizou-se como dispositivos para a coleta das informações, a produção de ateliers formativos, escritas autobiográficas e questionários. Como principais resultados, constatou-se: a) os professores, em geral, possuem uma visão intuitiva sobre os saberes pedagógicos; b) os professores apresentam abertura para uma prática pedagógica raciovitalista, demonstrando (inclusive em suas escritas) a importância de se trabalhar o ensino associado à pesquisa, incluindo componente lúdico em suas práticas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCNPqD'Ávila, Cristina2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/296910.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%pEm Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i97reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2969/2683Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
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Com este artigo pretende-se apresentar os resultados da pesquisa-formação realizada no ano de 2015 com 18 professores universitários da área das ciências da saúde na Universidade Federal da Bahia. Objetivou-se, com a pesquisa, descrever os saberes didático-pedagógicos e o saber sensível mobilizados pelos docentes, nos ateliers didáticos formativos inspirados na teoria raciovitalista de Michel Maffesoli (2005). E como objetivos específicos: a) Identificar os saberes didático-pedagógicos referidos pelos professores universitários em cursos na área de saúde; b) Evidenciar o espaço concedido ao saber sensível nas práticas dos professores, mediante análise de suas representações e participação nos ateliers didáticos; c) Evidenciar, descrever e explicar as relações entre saberes didático-pedagógicos, saber sensível e profissionalidade dos professores colaboradores. Utilizou-se como dispositivos para a coleta das informações, a produção de ateliers formativos, escritas autobiográficas e questionários. Como principais resultados, constatou-se: a) os professores, em geral, possuem uma visão intuitiva sobre os saberes pedagógicos; b) os professores apresentam abertura para uma prática pedagógica raciovitalista, demonstrando (inclusive em suas escritas) a importância de se trabalhar o ensino associado à pesquisa, incluindo componente lúdico em suas práticas. |
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Com este artigo pretende-se apresentar os resultados da pesquisa-formação realizada no ano de 2015 com 18 professores universitários da área das ciências da saúde na Universidade Federal da Bahia. Objetivou-se, com a pesquisa, descrever os saberes didático-pedagógicos e o saber sensível mobilizados pelos docentes, nos ateliers didáticos formativos inspirados na teoria raciovitalista de Michel Maffesoli (2005). E como objetivos específicos: a) Identificar os saberes didático-pedagógicos referidos pelos professores universitários em cursos na área de saúde; b) Evidenciar o espaço concedido ao saber sensível nas práticas dos professores, mediante análise de suas representações e participação nos ateliers didáticos; c) Evidenciar, descrever e explicar as relações entre saberes didático-pedagógicos, saber sensível e profissionalidade dos professores colaboradores. Utilizou-se como dispositivos para a coleta das informações, a produção de ateliers formativos, escritas autobiográficas e questionários. Como principais resultados, constatou-se: a) os professores, em geral, possuem uma visão intuitiva sobre os saberes pedagógicos; b) os professores apresentam abertura para uma prática pedagógica raciovitalista, demonstrando (inclusive em suas escritas) a importância de se trabalhar o ensino associado à pesquisa, incluindo componente lúdico em suas práticas. |
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