Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordan, Marcelo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Góis, Jackson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3255
Resumo: Neste artigo, tratamos de um aspecto específico da representação de partículas por meio de aplicativos computacionais e como essa forma relativamente recente de representação se insere na educação científica de alunos da escola básica. Inicialmente, abordamos alguns aspectos gerais da representação na química nos apoiando nas contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química. Em seguida, tratamos da representação das partículas também resgatando alguns estudos na área de educação em ciências, para então apresentar as contribuições dos estudos sobre o uso de aplicativos de visualização, com ênfase na distinção entre animações e simulações. Na segunda parte, descrevemos as funcionalidades de um aplicativo de construção de objetos moleculares que vem sendo desenvolvido no nosso laboratório e suas primeiras aplicações nas salas de aula do ensino médio.
id UNB - 28_5cede832e5070fee419238373a8800f0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3255
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos molecularesRepresentação estrutural;Simulação;Animação;Educação em ciências;Ensino de químicaNeste artigo, tratamos de um aspecto específico da representação de partículas por meio de aplicativos computacionais e como essa forma relativamente recente de representação se insere na educação científica de alunos da escola básica. Inicialmente, abordamos alguns aspectos gerais da representação na química nos apoiando nas contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química. Em seguida, tratamos da representação das partículas também resgatando alguns estudos na área de educação em ciências, para então apresentar as contribuições dos estudos sobre o uso de aplicativos de visualização, com ênfase na distinção entre animações e simulações. Na segunda parte, descrevemos as funcionalidades de um aplicativo de construção de objetos moleculares que vem sendo desenvolvido no nosso laboratório e suas primeiras aplicações nas salas de aula do ensino médio.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/325510.26512/lc.v11i21.3255Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 285-302Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 285-302Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 21 (2005); 285-3021981-04311516-489610.26512/lc.v11i21reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3255/2942Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGiordan, MarceloGóis, Jackson2022-09-09T15:43:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3255Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:43Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares
title Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares
spellingShingle Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares
Giordan, Marcelo
Representação estrutural;
Simulação;
Animação;
Educação em ciências;
Ensino de química
title_short Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares
title_full Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares
title_fullStr Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares
title_full_unstemmed Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares
title_sort Telemática educacional e ensino de química: considerações sobre um construtor de objetos moleculares
author Giordan, Marcelo
author_facet Giordan, Marcelo
Góis, Jackson
author_role author
author2 Góis, Jackson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordan, Marcelo
Góis, Jackson
dc.subject.por.fl_str_mv Representação estrutural;
Simulação;
Animação;
Educação em ciências;
Ensino de química
topic Representação estrutural;
Simulação;
Animação;
Educação em ciências;
Ensino de química
description Neste artigo, tratamos de um aspecto específico da representação de partículas por meio de aplicativos computacionais e como essa forma relativamente recente de representação se insere na educação científica de alunos da escola básica. Inicialmente, abordamos alguns aspectos gerais da representação na química nos apoiando nas contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química. Em seguida, tratamos da representação das partículas também resgatando alguns estudos na área de educação em ciências, para então apresentar as contribuições dos estudos sobre o uso de aplicativos de visualização, com ênfase na distinção entre animações e simulações. Na segunda parte, descrevemos as funcionalidades de um aplicativo de construção de objetos moleculares que vem sendo desenvolvido no nosso laboratório e suas primeiras aplicações nas salas de aula do ensino médio.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3255
10.26512/lc.v11i21.3255
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3255
identifier_str_mv 10.26512/lc.v11i21.3255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3255/2942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 11 No. 21 (2005); 285-302
Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 21 (2005); 285-302
Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 21 (2005); 285-302
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v11i21
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650328092672