Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Décio Azevedo
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Alves, Maria Leila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3200
Resumo: Em uma abordagem sociológica, este artigo analisa alguns problemas vividos pela escola pública, como os conflitos sociais e funcionais. O objetivo é auxiliar o dirigente escolar, com recursos oriundos do trabalho científico, a enfrentá-los com o máximo de objetividade. Um dos grandes problemas da escola pública é a inadaptação de amplos contingentes de alunos, atribuída equivocadamente a problemas psicológicos e a problemas familiares. Tal inadaptação configura um fenômeno social regular, mesmo que resulte, em alguns casos, de problemas particulares. São suas manifestações não só a apatia e o desinteresse em sala de aula, mas também formas abertamente conflituosas de comportamento escolar. A tese de que esses fenômenos decorrem de uma crise ética, de uma crise de valores ou da existência de um vazio moral não se sustenta, devendo as causas ser buscadas no processo histórico de construção da hegemonia capitalista. Entre os conflitos funcionais, o estudo destaca o conflito existente entre as pessoas que se dedicam a atividades administrativas e aquelas que atuam em atividades-fim no âmbito da escola. Constata-se que o primeiro tipo de atividade acaba prevalecendo sobre o segundo, ainda que o discurso oficial afirme que o único sentido das atividades administrativas é o de servir aos altos objetivos próprios das instituições sociais.
id UNB - 28_63e24118bd633ff62da186875b218ef3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3200
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)Em uma abordagem sociológica, este artigo analisa alguns problemas vividos pela escola pública, como os conflitos sociais e funcionais. O objetivo é auxiliar o dirigente escolar, com recursos oriundos do trabalho científico, a enfrentá-los com o máximo de objetividade. Um dos grandes problemas da escola pública é a inadaptação de amplos contingentes de alunos, atribuída equivocadamente a problemas psicológicos e a problemas familiares. Tal inadaptação configura um fenômeno social regular, mesmo que resulte, em alguns casos, de problemas particulares. São suas manifestações não só a apatia e o desinteresse em sala de aula, mas também formas abertamente conflituosas de comportamento escolar. A tese de que esses fenômenos decorrem de uma crise ética, de uma crise de valores ou da existência de um vazio moral não se sustenta, devendo as causas ser buscadas no processo histórico de construção da hegemonia capitalista. Entre os conflitos funcionais, o estudo destaca o conflito existente entre as pessoas que se dedicam a atividades administrativas e aquelas que atuam em atividades-fim no âmbito da escola. Constata-se que o primeiro tipo de atividade acaba prevalecendo sobre o segundo, ainda que o discurso oficial afirme que o único sentido das atividades administrativas é o de servir aos altos objetivos próprios das instituições sociais.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2004-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/320010.26512/lc.v10i19.3200Linhas Críticas; Vol. 10 No. 19 (2004); 165-182Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 19 (2004); 165-182Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 19 (2004); 165-1821981-04311516-489610.26512/lc.v10i19reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3200/2887Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Décio AzevedoAlves, Maria Leila2022-09-09T15:25:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3200Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:25:48Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)
title Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)
spellingShingle Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)
Marques, Décio Azevedo
title_short Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)
title_full Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)
title_fullStr Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)
title_full_unstemmed Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)
title_sort Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)
author Marques, Décio Azevedo
author_facet Marques, Décio Azevedo
Alves, Maria Leila
author_role author
author2 Alves, Maria Leila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Décio Azevedo
Alves, Maria Leila
description Em uma abordagem sociológica, este artigo analisa alguns problemas vividos pela escola pública, como os conflitos sociais e funcionais. O objetivo é auxiliar o dirigente escolar, com recursos oriundos do trabalho científico, a enfrentá-los com o máximo de objetividade. Um dos grandes problemas da escola pública é a inadaptação de amplos contingentes de alunos, atribuída equivocadamente a problemas psicológicos e a problemas familiares. Tal inadaptação configura um fenômeno social regular, mesmo que resulte, em alguns casos, de problemas particulares. São suas manifestações não só a apatia e o desinteresse em sala de aula, mas também formas abertamente conflituosas de comportamento escolar. A tese de que esses fenômenos decorrem de uma crise ética, de uma crise de valores ou da existência de um vazio moral não se sustenta, devendo as causas ser buscadas no processo histórico de construção da hegemonia capitalista. Entre os conflitos funcionais, o estudo destaca o conflito existente entre as pessoas que se dedicam a atividades administrativas e aquelas que atuam em atividades-fim no âmbito da escola. Constata-se que o primeiro tipo de atividade acaba prevalecendo sobre o segundo, ainda que o discurso oficial afirme que o único sentido das atividades administrativas é o de servir aos altos objetivos próprios das instituições sociais.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3200
10.26512/lc.v10i19.3200
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3200
identifier_str_mv 10.26512/lc.v10i19.3200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3200/2887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 10 No. 19 (2004); 165-182
Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 19 (2004); 165-182
Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 19 (2004); 165-182
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v10i19
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650006179840