A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3626 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir a complexidade da concepção de patrimônio, principalmente em suas relações com a educação e o processo de ensino-aprendizagem na escola. No primeiro momento, temos contribuições sobre a questão da cultura no currículo, trazidas pelos teóricos da teoria crítica do currículo. Depois, são trazidos os aportes teóricos de Jeudy e Vigotski, que colaboram, respectivamente, em explicitar a ampliação da concepção de patrimônio, bem como a relevância de se pensar a cultura dos contextos sociais como elemento importante para o processo de ensino- aprendizagem. O diálogo realizado neste trabalho pretende contribuir para a ampliação da concepção de patrimônio, refletindo seu potencial e colaboração junto aos processos de ensino-aprendizagem. |
id |
UNB - 28_8a645e2815159f6ac9f22bb25f9fd911 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3626 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafiosPatrimônio;Cultura;Processo de ensino-aprendizagemEste trabalho tem como objetivo discutir a complexidade da concepção de patrimônio, principalmente em suas relações com a educação e o processo de ensino-aprendizagem na escola. No primeiro momento, temos contribuições sobre a questão da cultura no currículo, trazidas pelos teóricos da teoria crítica do currículo. Depois, são trazidos os aportes teóricos de Jeudy e Vigotski, que colaboram, respectivamente, em explicitar a ampliação da concepção de patrimônio, bem como a relevância de se pensar a cultura dos contextos sociais como elemento importante para o processo de ensino- aprendizagem. O diálogo realizado neste trabalho pretende contribuir para a ampliação da concepção de patrimônio, refletindo seu potencial e colaboração junto aos processos de ensino-aprendizagem.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/362610.26512/lc.v16i31.3626Linhas Críticas; Vol. 16 No. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 347-360Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 347-360Linhas Críticas; v. 16 n. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 347-3601981-04311516-489610.26512/lc.v16i31reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3626/3306Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Uhelinton FonsecaHenriques, Eda Maria de Oliveira2022-09-09T16:37:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3626Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:37:38Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios |
title |
A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios |
spellingShingle |
A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios Viana, Uhelinton Fonseca Patrimônio; Cultura; Processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios |
title_full |
A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios |
title_fullStr |
A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios |
title_full_unstemmed |
A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios |
title_sort |
A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios |
author |
Viana, Uhelinton Fonseca |
author_facet |
Viana, Uhelinton Fonseca Henriques, Eda Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Eda Maria de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Uhelinton Fonseca Henriques, Eda Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio; Cultura; Processo de ensino-aprendizagem |
topic |
Patrimônio; Cultura; Processo de ensino-aprendizagem |
description |
Este trabalho tem como objetivo discutir a complexidade da concepção de patrimônio, principalmente em suas relações com a educação e o processo de ensino-aprendizagem na escola. No primeiro momento, temos contribuições sobre a questão da cultura no currículo, trazidas pelos teóricos da teoria crítica do currículo. Depois, são trazidos os aportes teóricos de Jeudy e Vigotski, que colaboram, respectivamente, em explicitar a ampliação da concepção de patrimônio, bem como a relevância de se pensar a cultura dos contextos sociais como elemento importante para o processo de ensino- aprendizagem. O diálogo realizado neste trabalho pretende contribuir para a ampliação da concepção de patrimônio, refletindo seu potencial e colaboração junto aos processos de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3626 10.26512/lc.v16i31.3626 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3626 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v16i31.3626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3626/3306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 16 No. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 347-360 Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 347-360 Linhas Críticas; v. 16 n. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 347-360 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v16i31 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053650876497920 |