É possível construir a Docência Universitária?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broilo, Cecília Luiza
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Forster, Mari Margarete dos Santos, Fagundes, Maurício Cesar Vitória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3540
Resumo: A presente pesquisa busca entender os movimentos da universidade referentes à formação pedagógica de seus professores e a possibilidade de construção da docência universitária através do Projeto Político-Pedagógico. As orientações metodológicas utilizadas baseiam-se nos princípios etnográficos, envolvendo estudo de caso, observação, análise documental e entrevistas com docentes/gestores/alunos. Como síntese provisória, destacamos que Projetos Político-Pedagógicos que rompem com modelos verticais de funcionamento das instituições têm possibilidades de contribuir para a formação da docência universitária; este não é um processo linear com pronta adesão e entendimento de todos, mas sim um processo permeado por contradições, interesses, opções políticas, pressões internas e externas. Portanto, tratando se de um processo aberto, dialógico, dialético, essas características, permanecendo como fundantes, permitirão o afloramento das contradições e, no trato coletivo, a construção do caminho de sua superação.
id UNB - 28_8ad87c0ce9da982f60d9eb6299b9ee28
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3540
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling É possível construir a Docência Universitária?Docência;Pedagogia universitária;Processo de formaçãoA presente pesquisa busca entender os movimentos da universidade referentes à formação pedagógica de seus professores e a possibilidade de construção da docência universitária através do Projeto Político-Pedagógico. As orientações metodológicas utilizadas baseiam-se nos princípios etnográficos, envolvendo estudo de caso, observação, análise documental e entrevistas com docentes/gestores/alunos. Como síntese provisória, destacamos que Projetos Político-Pedagógicos que rompem com modelos verticais de funcionamento das instituições têm possibilidades de contribuir para a formação da docência universitária; este não é um processo linear com pronta adesão e entendimento de todos, mas sim um processo permeado por contradições, interesses, opções políticas, pressões internas e externas. Portanto, tratando se de um processo aberto, dialógico, dialético, essas características, permanecendo como fundantes, permitirão o afloramento das contradições e, no trato coletivo, a construção do caminho de sua superação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/354010.26512/lc.v15i29.3540Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-249Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-249Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-2491981-04311516-489610.26512/lc.v15i29reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3540/3227Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBroilo, Cecília LuizaForster, Mari Margarete dos SantosFagundes, Maurício Cesar Vitória2022-09-09T16:26:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3540Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:26:38Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv É possível construir a Docência Universitária?
title É possível construir a Docência Universitária?
spellingShingle É possível construir a Docência Universitária?
Broilo, Cecília Luiza
Docência;
Pedagogia universitária;
Processo de formação
title_short É possível construir a Docência Universitária?
title_full É possível construir a Docência Universitária?
title_fullStr É possível construir a Docência Universitária?
title_full_unstemmed É possível construir a Docência Universitária?
title_sort É possível construir a Docência Universitária?
author Broilo, Cecília Luiza
author_facet Broilo, Cecília Luiza
Forster, Mari Margarete dos Santos
Fagundes, Maurício Cesar Vitória
author_role author
author2 Forster, Mari Margarete dos Santos
Fagundes, Maurício Cesar Vitória
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Broilo, Cecília Luiza
Forster, Mari Margarete dos Santos
Fagundes, Maurício Cesar Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Docência;
Pedagogia universitária;
Processo de formação
topic Docência;
Pedagogia universitária;
Processo de formação
description A presente pesquisa busca entender os movimentos da universidade referentes à formação pedagógica de seus professores e a possibilidade de construção da docência universitária através do Projeto Político-Pedagógico. As orientações metodológicas utilizadas baseiam-se nos princípios etnográficos, envolvendo estudo de caso, observação, análise documental e entrevistas com docentes/gestores/alunos. Como síntese provisória, destacamos que Projetos Político-Pedagógicos que rompem com modelos verticais de funcionamento das instituições têm possibilidades de contribuir para a formação da docência universitária; este não é um processo linear com pronta adesão e entendimento de todos, mas sim um processo permeado por contradições, interesses, opções políticas, pressões internas e externas. Portanto, tratando se de um processo aberto, dialógico, dialético, essas características, permanecendo como fundantes, permitirão o afloramento das contradições e, no trato coletivo, a construção do caminho de sua superação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3540
10.26512/lc.v15i29.3540
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3540
identifier_str_mv 10.26512/lc.v15i29.3540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3540/3227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-249
Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-249
Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-249
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v15i29
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650519982080