O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Getúlio Neves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Abranches, Ana de Fátima Pereira de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19422
Resumo: O artigo apresenta um estudo sobre o currículo do Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar de Pernambuco, baseado na mudança proposta na Matriz Curricular Nacional para a formação dos profissionais de segurança pública. Neste contexto, a reforma de ensino desenvolvida nas instituições militares deixa de ter um foco militarista, com ênfase na defesa nacional e abraça princípios mais humanos visando aproximar a população das instituições de segurança pública. Os dados coletados evidenciam a necessidade de serem repensados o novo perfil, a identidade e as competências do Bombeiro Militar, a inserção social e a falta de contextualização dos conteúdos.
id UNB - 28_8d592030530d80e48a76aa3de0f789b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19422
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentesBombeiro MilitarCurrículoFormação de OficiaisInstituições TotaisO artigo apresenta um estudo sobre o currículo do Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar de Pernambuco, baseado na mudança proposta na Matriz Curricular Nacional para a formação dos profissionais de segurança pública. Neste contexto, a reforma de ensino desenvolvida nas instituições militares deixa de ter um foco militarista, com ênfase na defesa nacional e abraça princípios mais humanos visando aproximar a população das instituições de segurança pública. Os dados coletados evidenciam a necessidade de serem repensados o novo perfil, a identidade e as competências do Bombeiro Militar, a inserção social e a falta de contextualização dos conteúdos.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1942210.26512/lc.v23i52.19422Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Crí­ticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação1981-04311516-489610.26512/lc.v23i52reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19422/17976Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSena, Getúlio NevesAbranches, Ana de Fátima Pereira de Sousa2021-09-13T18:22:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19422Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2021-09-13T18:22:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes
title O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes
spellingShingle O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes
Sena, Getúlio Neves
Bombeiro Militar
Currículo
Formação de Oficiais
Instituições Totais
title_short O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes
title_full O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes
title_fullStr O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes
title_full_unstemmed O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes
title_sort O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes
author Sena, Getúlio Neves
author_facet Sena, Getúlio Neves
Abranches, Ana de Fátima Pereira de Sousa
author_role author
author2 Abranches, Ana de Fátima Pereira de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Getúlio Neves
Abranches, Ana de Fátima Pereira de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Bombeiro Militar
Currículo
Formação de Oficiais
Instituições Totais
topic Bombeiro Militar
Currículo
Formação de Oficiais
Instituições Totais
description O artigo apresenta um estudo sobre o currículo do Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar de Pernambuco, baseado na mudança proposta na Matriz Curricular Nacional para a formação dos profissionais de segurança pública. Neste contexto, a reforma de ensino desenvolvida nas instituições militares deixa de ter um foco militarista, com ênfase na defesa nacional e abraça princípios mais humanos visando aproximar a população das instituições de segurança pública. Os dados coletados evidenciam a necessidade de serem repensados o novo perfil, a identidade e as competências do Bombeiro Militar, a inserção social e a falta de contextualização dos conteúdos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19422
10.26512/lc.v23i52.19422
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19422
identifier_str_mv 10.26512/lc.v23i52.19422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19422/17976
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v23i52
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053652788051968