O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19422 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo sobre o currículo do Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar de Pernambuco, baseado na mudança proposta na Matriz Curricular Nacional para a formação dos profissionais de segurança pública. Neste contexto, a reforma de ensino desenvolvida nas instituições militares deixa de ter um foco militarista, com ênfase na defesa nacional e abraça princípios mais humanos visando aproximar a população das instituições de segurança pública. Os dados coletados evidenciam a necessidade de serem repensados o novo perfil, a identidade e as competências do Bombeiro Militar, a inserção social e a falta de contextualização dos conteúdos. |
id |
UNB - 28_8d592030530d80e48a76aa3de0f789b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19422 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentesBombeiro MilitarCurrículoFormação de OficiaisInstituições TotaisO artigo apresenta um estudo sobre o currículo do Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar de Pernambuco, baseado na mudança proposta na Matriz Curricular Nacional para a formação dos profissionais de segurança pública. Neste contexto, a reforma de ensino desenvolvida nas instituições militares deixa de ter um foco militarista, com ênfase na defesa nacional e abraça princípios mais humanos visando aproximar a população das instituições de segurança pública. Os dados coletados evidenciam a necessidade de serem repensados o novo perfil, a identidade e as competências do Bombeiro Militar, a inserção social e a falta de contextualização dos conteúdos.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1942210.26512/lc.v23i52.19422Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação1981-04311516-489610.26512/lc.v23i52reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19422/17976Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSena, Getúlio NevesAbranches, Ana de Fátima Pereira de Sousa2021-09-13T18:22:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19422Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2021-09-13T18:22:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes |
title |
O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes |
spellingShingle |
O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes Sena, Getúlio Neves Bombeiro Militar Currículo Formação de Oficiais Instituições Totais |
title_short |
O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes |
title_full |
O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes |
title_fullStr |
O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes |
title_full_unstemmed |
O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes |
title_sort |
O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes |
author |
Sena, Getúlio Neves |
author_facet |
Sena, Getúlio Neves Abranches, Ana de Fátima Pereira de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Abranches, Ana de Fátima Pereira de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Getúlio Neves Abranches, Ana de Fátima Pereira de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bombeiro Militar Currículo Formação de Oficiais Instituições Totais |
topic |
Bombeiro Militar Currículo Formação de Oficiais Instituições Totais |
description |
O artigo apresenta um estudo sobre o currículo do Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar de Pernambuco, baseado na mudança proposta na Matriz Curricular Nacional para a formação dos profissionais de segurança pública. Neste contexto, a reforma de ensino desenvolvida nas instituições militares deixa de ter um foco militarista, com ênfase na defesa nacional e abraça princípios mais humanos visando aproximar a população das instituições de segurança pública. Os dados coletados evidenciam a necessidade de serem repensados o novo perfil, a identidade e as competências do Bombeiro Militar, a inserção social e a falta de contextualização dos conteúdos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19422 10.26512/lc.v23i52.19422 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19422 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v23i52.19422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19422/17976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação Linhas Críticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v23i52 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053652788051968 |