Organizational theories, imaginary and education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Filho, Orlando dos Santos
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2862
Resumo: As abordagens comumente utilizadas no estudo das organizações educativas pautam-se em modelos que propugnam a organização das escolas de forma semelhante hierarquizada na estrutura, uniforme e padronizada nos procedimentos, normas, papéis e funções em nome da racionalização dos processos, que visa à consecução das metas do produtivismo e enfatiza burocraticamente a organização. Com isso, um lado importante dessas orgauizações fica esquecido, pois, ao enfatizar o formal, o instituído, essa racionalização deixa de lado uma organizacionalidade instituinte a partir de significações imaginárias que perpassam, de forma oculta, não dita, a concretude da realidade evidenciada no cotidiano das referidas organizações. Portanto, tais estudos estão a exigir um repensamento e um redimensionamento, a fim de contemplar as múltiplas e diferentes dimensões contidas na realidade da escola na busca de novas pistas para sua análise.
id UNB - 28_9d7440f55d4652d6ee77e979d8364dae
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2862
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Organizational theories, imaginary and educationTeorias organizacionais, imaginários e educaçãoTeorias Organizacionais;Gestão escolar;Imaginário;OrganizaçõesAs abordagens comumente utilizadas no estudo das organizações educativas pautam-se em modelos que propugnam a organização das escolas de forma semelhante hierarquizada na estrutura, uniforme e padronizada nos procedimentos, normas, papéis e funções em nome da racionalização dos processos, que visa à consecução das metas do produtivismo e enfatiza burocraticamente a organização. Com isso, um lado importante dessas orgauizações fica esquecido, pois, ao enfatizar o formal, o instituído, essa racionalização deixa de lado uma organizacionalidade instituinte a partir de significações imaginárias que perpassam, de forma oculta, não dita, a concretude da realidade evidenciada no cotidiano das referidas organizações. Portanto, tais estudos estão a exigir um repensamento e um redimensionamento, a fim de contemplar as múltiplas e diferentes dimensões contidas na realidade da escola na busca de novas pistas para sua análise.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/286210.26512/lc.v6i11.2862Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 83-96Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 83-96Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 11 (2000); 83-961981-04311516-489610.26512/lc.v6i11reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2862/2567Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Filho, Orlando dos Santos2022-09-09T13:55:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2862Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T13:55:30Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Organizational theories, imaginary and education
Teorias organizacionais, imaginários e educação
title Organizational theories, imaginary and education
spellingShingle Organizational theories, imaginary and education
Oliveira Filho, Orlando dos Santos
Teorias Organizacionais;
Gestão escolar;
Imaginário;
Organizações
title_short Organizational theories, imaginary and education
title_full Organizational theories, imaginary and education
title_fullStr Organizational theories, imaginary and education
title_full_unstemmed Organizational theories, imaginary and education
title_sort Organizational theories, imaginary and education
author Oliveira Filho, Orlando dos Santos
author_facet Oliveira Filho, Orlando dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Filho, Orlando dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias Organizacionais;
Gestão escolar;
Imaginário;
Organizações
topic Teorias Organizacionais;
Gestão escolar;
Imaginário;
Organizações
description As abordagens comumente utilizadas no estudo das organizações educativas pautam-se em modelos que propugnam a organização das escolas de forma semelhante hierarquizada na estrutura, uniforme e padronizada nos procedimentos, normas, papéis e funções em nome da racionalização dos processos, que visa à consecução das metas do produtivismo e enfatiza burocraticamente a organização. Com isso, um lado importante dessas orgauizações fica esquecido, pois, ao enfatizar o formal, o instituído, essa racionalização deixa de lado uma organizacionalidade instituinte a partir de significações imaginárias que perpassam, de forma oculta, não dita, a concretude da realidade evidenciada no cotidiano das referidas organizações. Portanto, tais estudos estão a exigir um repensamento e um redimensionamento, a fim de contemplar as múltiplas e diferentes dimensões contidas na realidade da escola na busca de novas pistas para sua análise.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2862
10.26512/lc.v6i11.2862
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2862
identifier_str_mv 10.26512/lc.v6i11.2862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2862/2567
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 83-96
Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 83-96
Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 11 (2000); 83-96
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v6i11
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649615060992