A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3214 |
Resumo: | O presente artigo discute a educação como política social no contexto de reforma educacional em curso no Brasil desde a primeira metade da década de 1990. Parte da constatação de que o País viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. A partir de algumas referências teóricas que, fundamentadas em estudos e pesquisas empíricas, discutem os processos de reforma do Estado nos países da América Latina, identifica clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral. Observa que tal orientação se realiza no âmbito de reformas mais complexas que envolvem a administração pública, adotando modelos de desregulamentação e descentralização que permitem a focalização das políticas sociais nos mais pobres, em detrimento de políticas universais. |
id |
UNB - 28_a0699fd153a866f03523966699a5aaa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3214 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalizaçãoPolítica educacional;Política social;Reforma educacional;Educação;América LatinaO presente artigo discute a educação como política social no contexto de reforma educacional em curso no Brasil desde a primeira metade da década de 1990. Parte da constatação de que o País viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. A partir de algumas referências teóricas que, fundamentadas em estudos e pesquisas empíricas, discutem os processos de reforma do Estado nos países da América Latina, identifica clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral. Observa que tal orientação se realiza no âmbito de reformas mais complexas que envolvem a administração pública, adotando modelos de desregulamentação e descentralização que permitem a focalização das políticas sociais nos mais pobres, em detrimento de políticas universais.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/321410.26512/lc.v11i20.3214Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-40Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-40Linhas Críticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-401981-04311516-489610.26512/lc.v11i20reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3214/2899Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalila Andrade de2022-09-09T15:39:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3214Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:39:54Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização |
title |
A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização |
spellingShingle |
A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização Oliveira, Dalila Andrade de Política educacional; Política social; Reforma educacional; Educação; América Latina |
title_short |
A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização |
title_full |
A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização |
title_fullStr |
A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização |
title_full_unstemmed |
A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização |
title_sort |
A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização |
author |
Oliveira, Dalila Andrade de |
author_facet |
Oliveira, Dalila Andrade de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Dalila Andrade de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional; Política social; Reforma educacional; Educação; América Latina |
topic |
Política educacional; Política social; Reforma educacional; Educação; América Latina |
description |
O presente artigo discute a educação como política social no contexto de reforma educacional em curso no Brasil desde a primeira metade da década de 1990. Parte da constatação de que o País viveu um intenso processo de reformas educacionais, expresso em ações e medidas que alteraram a configuração do sistema, bem como o objetivo das políticas. A partir de algumas referências teóricas que, fundamentadas em estudos e pesquisas empíricas, discutem os processos de reforma do Estado nos países da América Latina, identifica clara orientação de focalização da política educacional no Brasil, obedecendo à mesma tendência evidenciada na condução das políticas sociais em geral. Observa que tal orientação se realiza no âmbito de reformas mais complexas que envolvem a administração pública, adotando modelos de desregulamentação e descentralização que permitem a focalização das políticas sociais nos mais pobres, em detrimento de políticas universais. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3214 10.26512/lc.v11i20.3214 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3214 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v11i20.3214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3214/2899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-40 Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-40 Linhas Críticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 27-40 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v11i20 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053650024005632 |