Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Cristiano Alberto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3837
Resumo: Constata-se alto investimento na formação de quadros de profissionais no campo  da investigação em décadas, na pós-graduação brasileira, nas linhas de pesquisa de ensino de ciências e educação matemática. Os estudos acadêmicos apresentam uma  grande amplitude de temas, referenciais e metodologias em suas pesquisas, com objetos de investigação variados, entre eles construção de conceitos, práticas pedagógicas, formação dos professores que ensinam ciências e matemática, representações sociais, relação entre educação formal e não formal, divulgação científica, história das ciências, entre muitos outros temas. Entretanto, estas importantes produções de reflexão acerca da aprendizagem e do ensino de ciências e matemática, dentro e fora da escola  ainda  são de difícil acesso aos professores da educação básica  e aos estudantes de graduação e pós-graduação.
id UNB - 28_ad3ea781334fc1d3de025d50fb5ac8b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3837
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)Constata-se alto investimento na formação de quadros de profissionais no campo  da investigação em décadas, na pós-graduação brasileira, nas linhas de pesquisa de ensino de ciências e educação matemática. Os estudos acadêmicos apresentam uma  grande amplitude de temas, referenciais e metodologias em suas pesquisas, com objetos de investigação variados, entre eles construção de conceitos, práticas pedagógicas, formação dos professores que ensinam ciências e matemática, representações sociais, relação entre educação formal e não formal, divulgação científica, história das ciências, entre muitos outros temas. Entretanto, estas importantes produções de reflexão acerca da aprendizagem e do ensino de ciências e matemática, dentro e fora da escola  ainda  são de difícil acesso aos professores da educação básica  e aos estudantes de graduação e pós-graduação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2012-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/383710.26512/lc.v18i35.3837Linhas Críticas; Vol. 18 No. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-14Linhas Críticas; Vol. 18 Núm. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-14Linhas Crí­ticas; v. 18 n. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-141981-04311516-489610.26512/lc.v18i35reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3837/3508Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Cristiano Alberto2022-08-09T11:06:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3837Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-08-09T11:06:56Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)
title Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)
spellingShingle Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)
Muniz, Cristiano Alberto
title_short Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)
title_full Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)
title_fullStr Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)
title_full_unstemmed Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)
title_sort Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)
author Muniz, Cristiano Alberto
author_facet Muniz, Cristiano Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Cristiano Alberto
description Constata-se alto investimento na formação de quadros de profissionais no campo  da investigação em décadas, na pós-graduação brasileira, nas linhas de pesquisa de ensino de ciências e educação matemática. Os estudos acadêmicos apresentam uma  grande amplitude de temas, referenciais e metodologias em suas pesquisas, com objetos de investigação variados, entre eles construção de conceitos, práticas pedagógicas, formação dos professores que ensinam ciências e matemática, representações sociais, relação entre educação formal e não formal, divulgação científica, história das ciências, entre muitos outros temas. Entretanto, estas importantes produções de reflexão acerca da aprendizagem e do ensino de ciências e matemática, dentro e fora da escola  ainda  são de difícil acesso aos professores da educação básica  e aos estudantes de graduação e pós-graduação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3837
10.26512/lc.v18i35.3837
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3837
identifier_str_mv 10.26512/lc.v18i35.3837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3837/3508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 18 No. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-14
Linhas Críticas; Vol. 18 Núm. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-14
Linhas Crí­ticas; v. 18 n. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-14
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v18i35
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053651022249984