Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3837 |
Resumo: | Constata-se alto investimento na formação de quadros de profissionais no campo da investigação em décadas, na pós-graduação brasileira, nas linhas de pesquisa de ensino de ciências e educação matemática. Os estudos acadêmicos apresentam uma grande amplitude de temas, referenciais e metodologias em suas pesquisas, com objetos de investigação variados, entre eles construção de conceitos, práticas pedagógicas, formação dos professores que ensinam ciências e matemática, representações sociais, relação entre educação formal e não formal, divulgação científica, história das ciências, entre muitos outros temas. Entretanto, estas importantes produções de reflexão acerca da aprendizagem e do ensino de ciências e matemática, dentro e fora da escola ainda são de difícil acesso aos professores da educação básica e aos estudantes de graduação e pós-graduação. |
id |
UNB - 28_ad3ea781334fc1d3de025d50fb5ac8b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3837 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)Constata-se alto investimento na formação de quadros de profissionais no campo da investigação em décadas, na pós-graduação brasileira, nas linhas de pesquisa de ensino de ciências e educação matemática. Os estudos acadêmicos apresentam uma grande amplitude de temas, referenciais e metodologias em suas pesquisas, com objetos de investigação variados, entre eles construção de conceitos, práticas pedagógicas, formação dos professores que ensinam ciências e matemática, representações sociais, relação entre educação formal e não formal, divulgação científica, história das ciências, entre muitos outros temas. Entretanto, estas importantes produções de reflexão acerca da aprendizagem e do ensino de ciências e matemática, dentro e fora da escola ainda são de difícil acesso aos professores da educação básica e aos estudantes de graduação e pós-graduação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2012-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/383710.26512/lc.v18i35.3837Linhas Críticas; Vol. 18 No. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-14Linhas Críticas; Vol. 18 Núm. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-14Linhas Críticas; v. 18 n. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-141981-04311516-489610.26512/lc.v18i35reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3837/3508Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Cristiano Alberto2022-08-09T11:06:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3837Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-08-09T11:06:56Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação) |
title |
Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação) |
spellingShingle |
Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação) Muniz, Cristiano Alberto |
title_short |
Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação) |
title_full |
Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação) |
title_fullStr |
Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação) |
title_full_unstemmed |
Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação) |
title_sort |
Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação) |
author |
Muniz, Cristiano Alberto |
author_facet |
Muniz, Cristiano Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Cristiano Alberto |
description |
Constata-se alto investimento na formação de quadros de profissionais no campo da investigação em décadas, na pós-graduação brasileira, nas linhas de pesquisa de ensino de ciências e educação matemática. Os estudos acadêmicos apresentam uma grande amplitude de temas, referenciais e metodologias em suas pesquisas, com objetos de investigação variados, entre eles construção de conceitos, práticas pedagógicas, formação dos professores que ensinam ciências e matemática, representações sociais, relação entre educação formal e não formal, divulgação científica, história das ciências, entre muitos outros temas. Entretanto, estas importantes produções de reflexão acerca da aprendizagem e do ensino de ciências e matemática, dentro e fora da escola ainda são de difícil acesso aos professores da educação básica e aos estudantes de graduação e pós-graduação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3837 10.26512/lc.v18i35.3837 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3837 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v18i35.3837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3837/3508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 18 No. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-14 Linhas Críticas; Vol. 18 Núm. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-14 Linhas Críticas; v. 18 n. 35 (2012): Ensino de ciências e matemática; 9-14 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v18i35 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053651022249984 |