Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Arménio
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2873
Resumo: O artigo procura mostrar como foi construído, desenvolvido e validado um questionário destinado a medir as percepções de justiça dos docentes do ensino superior. Os itens foram extraídos da literatura e da análise de conteúdo de entrevistas dirigidas a 51 docentes. O questionário foi aplicado a uma amostra de 208 professores ensinando em 4 instituições de ensino superior portuguesas. A análise factorial das componentes principais sugeriu uma estrutura de quatro dimensões de justiça: interaccional, procedimental, distribuição das recompensas e distribuição das tarefas. As vertentes interaccional e procedimental denotam poder preditivo significativo da implicação afectiva dos professores. Alguns dados apontam para as vantagens em discernir, na vertente interaccional, as facetas interpessoal e informacional. Em geral, a evidência sugere boas propriedades psico métricas do instrumento. Todavia, novas pesquisas são aventadas tendo em vista a continuação dos testes de validação.
id UNB - 28_b98c163a3f66480a704092ae1c52539f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2873
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validationPercepções de justiça dos professores do ensino superior - desenvolvimento e validação de um instrumento de medidaEnsino superior;Percepções de justiça;Implicação organizacionalO artigo procura mostrar como foi construído, desenvolvido e validado um questionário destinado a medir as percepções de justiça dos docentes do ensino superior. Os itens foram extraídos da literatura e da análise de conteúdo de entrevistas dirigidas a 51 docentes. O questionário foi aplicado a uma amostra de 208 professores ensinando em 4 instituições de ensino superior portuguesas. A análise factorial das componentes principais sugeriu uma estrutura de quatro dimensões de justiça: interaccional, procedimental, distribuição das recompensas e distribuição das tarefas. As vertentes interaccional e procedimental denotam poder preditivo significativo da implicação afectiva dos professores. Alguns dados apontam para as vantagens em discernir, na vertente interaccional, as facetas interpessoal e informacional. Em geral, a evidência sugere boas propriedades psico métricas do instrumento. Todavia, novas pesquisas são aventadas tendo em vista a continuação dos testes de validação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/287310.26512/lc.v6i11.2873Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 131-154Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 131-154Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 11 (2000); 131-1541981-04311516-489610.26512/lc.v6i11reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2873/2579Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRego, Arménio2022-09-09T16:52:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2873Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:52:52Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation
Percepções de justiça dos professores do ensino superior - desenvolvimento e validação de um instrumento de medida
title Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation
spellingShingle Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation
Rego, Arménio
Ensino superior;
Percepções de justiça;
Implicação organizacional
title_short Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation
title_full Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation
title_fullStr Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation
title_full_unstemmed Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation
title_sort Justice perceptions of higher education teachers: a construct development and validation
author Rego, Arménio
author_facet Rego, Arménio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Arménio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior;
Percepções de justiça;
Implicação organizacional
topic Ensino superior;
Percepções de justiça;
Implicação organizacional
description O artigo procura mostrar como foi construído, desenvolvido e validado um questionário destinado a medir as percepções de justiça dos docentes do ensino superior. Os itens foram extraídos da literatura e da análise de conteúdo de entrevistas dirigidas a 51 docentes. O questionário foi aplicado a uma amostra de 208 professores ensinando em 4 instituições de ensino superior portuguesas. A análise factorial das componentes principais sugeriu uma estrutura de quatro dimensões de justiça: interaccional, procedimental, distribuição das recompensas e distribuição das tarefas. As vertentes interaccional e procedimental denotam poder preditivo significativo da implicação afectiva dos professores. Alguns dados apontam para as vantagens em discernir, na vertente interaccional, as facetas interpessoal e informacional. Em geral, a evidência sugere boas propriedades psico métricas do instrumento. Todavia, novas pesquisas são aventadas tendo em vista a continuação dos testes de validação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2873
10.26512/lc.v6i11.2873
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2873
identifier_str_mv 10.26512/lc.v6i11.2873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2873/2579
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 131-154
Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 131-154
Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 11 (2000); 131-154
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v6i11
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649620303872