Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2855 |
Resumo: | O desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de primeira série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização se relacionam no contexto de sala dc aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas das quais a criança faz parte. |
id |
UNB - 28_cae9821cd7bbb66008307e6e3e1bdcdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2855 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Printed drawing and the formation of early level of schooling teachersO desenho reproduzido e a formação do professor de séries iniciais do ensino fundamentalDesenho reproduzido;Formação de professores;AlfabetizaçãoO desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de primeira série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização se relacionam no contexto de sala dc aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas das quais a criança faz parte.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/285510.26512/lc.v6i11.2855Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 33-50Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 33-50Linhas Críticas; v. 6 n. 11 (2000); 33-501981-04311516-489610.26512/lc.v6i11reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2855/2560Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Alice Fátima2022-09-09T13:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2855Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T13:56:56Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers O desenho reproduzido e a formação do professor de séries iniciais do ensino fundamental |
title |
Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers |
spellingShingle |
Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers Martins, Alice Fátima Desenho reproduzido; Formação de professores; Alfabetização |
title_short |
Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers |
title_full |
Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers |
title_fullStr |
Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers |
title_full_unstemmed |
Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers |
title_sort |
Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers |
author |
Martins, Alice Fátima |
author_facet |
Martins, Alice Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Alice Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho reproduzido; Formação de professores; Alfabetização |
topic |
Desenho reproduzido; Formação de professores; Alfabetização |
description |
O desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de primeira série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização se relacionam no contexto de sala dc aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas das quais a criança faz parte. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2855 10.26512/lc.v6i11.2855 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2855 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v6i11.2855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2855/2560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 33-50 Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 33-50 Linhas Críticas; v. 6 n. 11 (2000); 33-50 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v6i11 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649609818112 |