Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alice Fátima
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2855
Resumo: O desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de primeira série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização se relacionam no contexto de sala dc aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas das quais a criança faz parte.
id UNB - 28_cae9821cd7bbb66008307e6e3e1bdcdc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2855
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Printed drawing and the formation of early level of schooling teachersO desenho reproduzido e a formação do professor de séries iniciais do ensino fundamentalDesenho reproduzido;Formação de professores;AlfabetizaçãoO desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de primeira série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização se relacionam no contexto de sala dc aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas das quais a criança faz parte.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/285510.26512/lc.v6i11.2855Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 33-50Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 33-50Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 11 (2000); 33-501981-04311516-489610.26512/lc.v6i11reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2855/2560Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Alice Fátima2022-09-09T13:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2855Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T13:56:56Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers
O desenho reproduzido e a formação do professor de séries iniciais do ensino fundamental
title Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers
spellingShingle Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers
Martins, Alice Fátima
Desenho reproduzido;
Formação de professores;
Alfabetização
title_short Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers
title_full Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers
title_fullStr Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers
title_full_unstemmed Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers
title_sort Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers
author Martins, Alice Fátima
author_facet Martins, Alice Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alice Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho reproduzido;
Formação de professores;
Alfabetização
topic Desenho reproduzido;
Formação de professores;
Alfabetização
description O desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de primeira série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização se relacionam no contexto de sala dc aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas das quais a criança faz parte.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2855
10.26512/lc.v6i11.2855
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2855
identifier_str_mv 10.26512/lc.v6i11.2855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2855/2560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 6 No. 11 (2000); 33-50
Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 11 (2000); 33-50
Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 11 (2000); 33-50
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v6i11
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649609818112