Qualidade do livro didático: dos critérios da literatura acadêmica aos do Programa Nacional do Livro Didático
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3236 |
Resumo: | Este estudo foi feito no interesse de oferecer aos educadores uma síntese analítica de enfoques de livros didáticos, conforme se apresentam na literatura acadêmica e nos termos de guias e catálogos atuais do Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2005. Assim, o encaminhamento do texto iniciou-se por percorrer a literatura, considerando alguns dos estudos críticos (social, histórica e politicamente situados) sobre os livros didáticos. Seguiu-se a essa revisão a síntese analítica das publicações do PNLD/2005, procurando-se, principalmente, observar parâmetros básicos e comuns a diversas áreas de conhecimento. Na consideração final do estudo, observam-se aspectos comuns da literatura e das publicações do PNLD/2005, ressaltando-se a importância de que se preserve a autonomia de escolha, de forma coletiva, fundamentada e consciente, dos professores, de acordo com o projeto político-pedagógico e as circunstância das escolas. |
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