Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mércia
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2999
Resumo: Este trabalho sumariza uma pesquisa sobre pastoril. Encenado durante o período natalino, esse gênero musical apareceu no Brasil como resultado da mútua influência de culturas que a colonização trouxe. Utopia familiar, idílio e idealização da natureza fundiam-se ao catolicismo popular e a seus votos de devoção, para construir o imaginário que permeia as festividades. No século XIX, fez mais intensamente parte da cultura popular urbana. Sua popularidade decresceu no fim do século e quase desapareceu no século XX, na fase em que era implantada a comunicação de massa. Na trajetória evidenciaram-se rupturas quando sua forma se fragmentou na prática e recombinou-se em eventos e performances. A autora destaca que as rupturas coincidiram com mudanças estruturais na sociedade brasileira. Através de planos interpretativos, aproxima o leitor dos significados de diálogos e músicas e põe em questão alguns fatos da cultura brasileira, pretendendo contribuir para desenvolver métodos de investigação de tradições populares.   
id UNB - 28_cc8a15eb8d7bdd67267491637abd711a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2999
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileiraFestividades natalinas;Cultura popular;Educação informal;Teatro popular;Música popular do BrasilEste trabalho sumariza uma pesquisa sobre pastoril. Encenado durante o período natalino, esse gênero musical apareceu no Brasil como resultado da mútua influência de culturas que a colonização trouxe. Utopia familiar, idílio e idealização da natureza fundiam-se ao catolicismo popular e a seus votos de devoção, para construir o imaginário que permeia as festividades. No século XIX, fez mais intensamente parte da cultura popular urbana. Sua popularidade decresceu no fim do século e quase desapareceu no século XX, na fase em que era implantada a comunicação de massa. Na trajetória evidenciaram-se rupturas quando sua forma se fragmentou na prática e recombinou-se em eventos e performances. A autora destaca que as rupturas coincidiram com mudanças estruturais na sociedade brasileira. Através de planos interpretativos, aproxima o leitor dos significados de diálogos e músicas e põe em questão alguns fatos da cultura brasileira, pretendendo contribuir para desenvolver métodos de investigação de tradições populares.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/299910.26512/lc.v8i14.2999Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 71-102Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 71-102Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 14 (2002); 71-1021981-04311516-489610.26512/lc.v8i14reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2999/2698Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Mércia2022-09-09T14:24:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2999Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:24:39Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira
title Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira
spellingShingle Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira
Pinto, Mércia
Festividades natalinas;
Cultura popular;
Educação informal;
Teatro popular;
Música popular do Brasil
title_short Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira
title_full Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira
title_fullStr Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira
title_full_unstemmed Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira
title_sort Pastoril: educação sentimental e construção do imaginário numa festa popular brasileira
author Pinto, Mércia
author_facet Pinto, Mércia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mércia
dc.subject.por.fl_str_mv Festividades natalinas;
Cultura popular;
Educação informal;
Teatro popular;
Música popular do Brasil
topic Festividades natalinas;
Cultura popular;
Educação informal;
Teatro popular;
Música popular do Brasil
description Este trabalho sumariza uma pesquisa sobre pastoril. Encenado durante o período natalino, esse gênero musical apareceu no Brasil como resultado da mútua influência de culturas que a colonização trouxe. Utopia familiar, idílio e idealização da natureza fundiam-se ao catolicismo popular e a seus votos de devoção, para construir o imaginário que permeia as festividades. No século XIX, fez mais intensamente parte da cultura popular urbana. Sua popularidade decresceu no fim do século e quase desapareceu no século XX, na fase em que era implantada a comunicação de massa. Na trajetória evidenciaram-se rupturas quando sua forma se fragmentou na prática e recombinou-se em eventos e performances. A autora destaca que as rupturas coincidiram com mudanças estruturais na sociedade brasileira. Através de planos interpretativos, aproxima o leitor dos significados de diálogos e músicas e põe em questão alguns fatos da cultura brasileira, pretendendo contribuir para desenvolver métodos de investigação de tradições populares.   
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2999
10.26512/lc.v8i14.2999
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2999
identifier_str_mv 10.26512/lc.v8i14.2999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2999/2698
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 71-102
Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 71-102
Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 14 (2002); 71-102
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v8i14
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649932779520