Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Gustavo Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kipnis, Bernardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22884
Resumo: Os Institutos Federais vêm enfrentando um processo conflituoso na construção de suas novas institucionalidades, sendo palco de um tensionamento constante entre a secular identidade de escola técnica, representada pela oferta de formação técnica, e a vontade de universidade, representada pela defesa de um direcionamento da oferta para os cursos superiores e pela tentativa de implantação de um modelo de pesquisa pautado na experiência universitária. Com a finalidade de compreender as raízes deste tensionamento, este artigo traz uma abordagem histórica desse processo.
id UNB - 28_ccea1090aea1b3f09dac25fce656b588
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22884
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem históricaInstitutos Federais de EducaçãoCiência e TecnologiaEducação Profissional e TecnológicaIdentidade de Escola TécnicaVontade de UniversidadeNova InstitucionalidadeOs Institutos Federais vêm enfrentando um processo conflituoso na construção de suas novas institucionalidades, sendo palco de um tensionamento constante entre a secular identidade de escola técnica, representada pela oferta de formação técnica, e a vontade de universidade, representada pela defesa de um direcionamento da oferta para os cursos superiores e pela tentativa de implantação de um modelo de pesquisa pautado na experiência universitária. Com a finalidade de compreender as raízes deste tensionamento, este artigo traz uma abordagem histórica desse processo.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2288410.26512/lc.v23i52.22884Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Crí­ticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação1981-04311516-489610.26512/lc.v23i52reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22884/20603Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Gustavo HenriqueKipnis, Bernardo2021-09-13T19:11:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22884Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2021-09-13T19:11:56Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica
title Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica
spellingShingle Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica
Moraes, Gustavo Henrique
Institutos Federais de Educação
Ciência e Tecnologia
Educação Profissional e Tecnológica
Identidade de Escola Técnica
Vontade de Universidade
Nova Institucionalidade
title_short Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica
title_full Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica
title_fullStr Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica
title_full_unstemmed Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica
title_sort Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica
author Moraes, Gustavo Henrique
author_facet Moraes, Gustavo Henrique
Kipnis, Bernardo
author_role author
author2 Kipnis, Bernardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Gustavo Henrique
Kipnis, Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Institutos Federais de Educação
Ciência e Tecnologia
Educação Profissional e Tecnológica
Identidade de Escola Técnica
Vontade de Universidade
Nova Institucionalidade
topic Institutos Federais de Educação
Ciência e Tecnologia
Educação Profissional e Tecnológica
Identidade de Escola Técnica
Vontade de Universidade
Nova Institucionalidade
description Os Institutos Federais vêm enfrentando um processo conflituoso na construção de suas novas institucionalidades, sendo palco de um tensionamento constante entre a secular identidade de escola técnica, representada pela oferta de formação técnica, e a vontade de universidade, representada pela defesa de um direcionamento da oferta para os cursos superiores e pela tentativa de implantação de um modelo de pesquisa pautado na experiência universitária. Com a finalidade de compreender as raízes deste tensionamento, este artigo traz uma abordagem histórica desse processo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22884
10.26512/lc.v23i52.22884
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22884
identifier_str_mv 10.26512/lc.v23i52.22884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22884/20603
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v23i52
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053652898152448