Educação como estratégia política: orientação dos organismos internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scaff, Elisângela Alves da Silva
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2890
Resumo: O objetivo deste texto é analisar de que maneira os Organismos Internacionais Banco Mundial e Unesco têm desenvolvido as políticas neoliberais de redefinição do público, mais especificamente no que se refere à educação pública nos países em desenvolvimento. Para tanto, elegeu-se como metodologia a análise documental, abrangendo os documentos mais recentes desses organismos e analisando-os à luz de bibliografia selecionada. A análise de tais documentos permite identificar que a prioridade atribuída pelos Organismos Internacionais à  educação deve-se ao fato de que estes a consideram como estratégia política para a redução da pobreza e instrumento para a aquisição de apoio ao desenvolvimento das políticas neoliberais.    
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