Educação como estratégia política: orientação dos organismos internacionais
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2890 |
Resumo: | O objetivo deste texto é analisar de que maneira os Organismos Internacionais Banco Mundial e Unesco têm desenvolvido as políticas neoliberais de redefinição do público, mais especificamente no que se refere à educação pública nos países em desenvolvimento. Para tanto, elegeu-se como metodologia a análise documental, abrangendo os documentos mais recentes desses organismos e analisando-os à luz de bibliografia selecionada. A análise de tais documentos permite identificar que a prioridade atribuída pelos Organismos Internacionais à educação deve-se ao fato de que estes a consideram como estratégia política para a redução da pobreza e instrumento para a aquisição de apoio ao desenvolvimento das políticas neoliberais. |
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Educação como estratégia política: orientação dos organismos internacionaisBanco Mundial;Unesco;Política educacionalO objetivo deste texto é analisar de que maneira os Organismos Internacionais Banco Mundial e Unesco têm desenvolvido as políticas neoliberais de redefinição do público, mais especificamente no que se refere à educação pública nos países em desenvolvimento. Para tanto, elegeu-se como metodologia a análise documental, abrangendo os documentos mais recentes desses organismos e analisando-os à luz de bibliografia selecionada. A análise de tais documentos permite identificar que a prioridade atribuída pelos Organismos Internacionais à educação deve-se ao fato de que estes a consideram como estratégia política para a redução da pobreza e instrumento para a aquisição de apoio ao desenvolvimento das políticas neoliberais. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/289010.26512/lc.v7i12.2890Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 113-130Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 113-130Linhas Críticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 113-1301981-04311516-489610.26512/lc.v7i12reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2890/2595Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScaff, Elisângela Alves da Silva2022-09-09T14:05:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2890Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:05:55Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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