A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amaralina Miranda de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Soares, Daniele Lessa, Evangelista, Glaura Borges Morais Gasparino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3098
Resumo: Apresentam-se a história de mobilização e o constante compromisso da UnB, Universidade de Brasília, em conjunto com outras instituições e a sociedade civil, de proporcionar às pessoas portadoras de necessidades especiais a sua perfeita integração, demonstrando o respeito à igualdade de oportunidades e idealizando a formação de cidadãos plenos. Inicia- se com um histórico da mobilização interna para definir uma política de ensino especial para a UnB, uma instituição federal, contextualizada na realidade do Distrito Federal. Posteriormente, relata-se a institucionalização de ações, por meio do Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais da UnB ”” PPNE, a sua estruturação por meio de grupos de trabalho e suas diretrizes. Mostram-se dados estatísticos e o perfil simplificado dos estudantes portadores de necessidades educativas especiais já entrevistados.   
id UNB - 28_e57102719a3a0703a100115c74001644
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3098
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiaisPortadores de necessidades educativas especiais;Inclusão;Integração;Igualdade de oportunidade;Formação de cidadãosApresentam-se a história de mobilização e o constante compromisso da UnB, Universidade de Brasília, em conjunto com outras instituições e a sociedade civil, de proporcionar às pessoas portadoras de necessidades especiais a sua perfeita integração, demonstrando o respeito à igualdade de oportunidades e idealizando a formação de cidadãos plenos. Inicia- se com um histórico da mobilização interna para definir uma política de ensino especial para a UnB, uma instituição federal, contextualizada na realidade do Distrito Federal. Posteriormente, relata-se a institucionalização de ações, por meio do Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais da UnB ”” PPNE, a sua estruturação por meio de grupos de trabalho e suas diretrizes. Mostram-se dados estatísticos e o perfil simplificado dos estudantes portadores de necessidades educativas especiais já entrevistados.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/309810.26512/lc.v9i16.3098Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 105-126Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 105-126Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 105-1261981-04311516-489610.26512/lc.v9i16reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3098/2784Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amaralina Miranda deSoares, Daniele LessaEvangelista, Glaura Borges Morais Gasparino2022-08-13T00:08:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3098Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-08-13T00:08:18Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais
title A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais
spellingShingle A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais
Souza, Amaralina Miranda de
Portadores de necessidades educativas especiais;
Inclusão;
Integração;
Igualdade de oportunidade;
Formação de cidadãos
title_short A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais
title_full A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais
title_fullStr A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais
title_sort A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais
author Souza, Amaralina Miranda de
author_facet Souza, Amaralina Miranda de
Soares, Daniele Lessa
Evangelista, Glaura Borges Morais Gasparino
author_role author
author2 Soares, Daniele Lessa
Evangelista, Glaura Borges Morais Gasparino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amaralina Miranda de
Soares, Daniele Lessa
Evangelista, Glaura Borges Morais Gasparino
dc.subject.por.fl_str_mv Portadores de necessidades educativas especiais;
Inclusão;
Integração;
Igualdade de oportunidade;
Formação de cidadãos
topic Portadores de necessidades educativas especiais;
Inclusão;
Integração;
Igualdade de oportunidade;
Formação de cidadãos
description Apresentam-se a história de mobilização e o constante compromisso da UnB, Universidade de Brasília, em conjunto com outras instituições e a sociedade civil, de proporcionar às pessoas portadoras de necessidades especiais a sua perfeita integração, demonstrando o respeito à igualdade de oportunidades e idealizando a formação de cidadãos plenos. Inicia- se com um histórico da mobilização interna para definir uma política de ensino especial para a UnB, uma instituição federal, contextualizada na realidade do Distrito Federal. Posteriormente, relata-se a institucionalização de ações, por meio do Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais da UnB ”” PPNE, a sua estruturação por meio de grupos de trabalho e suas diretrizes. Mostram-se dados estatísticos e o perfil simplificado dos estudantes portadores de necessidades educativas especiais já entrevistados.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3098
10.26512/lc.v9i16.3098
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3098
identifier_str_mv 10.26512/lc.v9i16.3098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3098/2784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 105-126
Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 105-126
Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 105-126
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v9i16
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649966333952