Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohan, Walter Omar
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/45339
Resumo: Aos leitores de uma revista de educação podem chamar poderosamente a atenção as expressões que nosso dossiê coloca em conjunção. Uma primeira dúvida, certamente legítima, surge em relação ao interesse da filosofia pela educação. Correm tempos em que os filósofos profissionais parecem preocupados com outras questões, mais nobres e menos contaminadas, não tão sujeitas a vicissitudes do mundo. Tanto os filósofos têm-se despreocupado da educação que em muitas universidades latino-americanas a própria disciplina filosofia da educação mudou-se dos departamentos ou faculdades de filosofia para os departamentos ou faculdades de educação, sem que s filósofos tenham reagido com a preocupação de quem perde alguma coisa de valor. Esse movimento parece mesmo lógico. É um fato, se atentarmos às práticas e às produções dos filósofos profissionais contemporâneos, que a educação não se encontra entre suas preocupações mais significativas.
id UNB - 28_f2744eb22a638e766ee423b25a18bf39
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45339
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling ApresentaçãoAos leitores de uma revista de educação podem chamar poderosamente a atenção as expressões que nosso dossiê coloca em conjunção. Uma primeira dúvida, certamente legítima, surge em relação ao interesse da filosofia pela educação. Correm tempos em que os filósofos profissionais parecem preocupados com outras questões, mais nobres e menos contaminadas, não tão sujeitas a vicissitudes do mundo. Tanto os filósofos têm-se despreocupado da educação que em muitas universidades latino-americanas a própria disciplina filosofia da educação mudou-se dos departamentos ou faculdades de filosofia para os departamentos ou faculdades de educação, sem que s filósofos tenham reagido com a preocupação de quem perde alguma coisa de valor. Esse movimento parece mesmo lógico. É um fato, se atentarmos às práticas e às produções dos filósofos profissionais contemporâneos, que a educação não se encontra entre suas preocupações mais significativas.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1998-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4533910.26512/lc4199845339Linhas Críticas; Vol. 4 No. 5-6 (1998): A Filosofia e a educação das crianças; 11-14Linhas Críticas; Vol. 4 Núm. 5-6 (1998): A Filosofia e a educação das crianças; 11-14Linhas Crí­ticas; v. 4 n. 5-6 (1998): A Filosofia e a educação das crianças; 11-141981-04311516-489610.26512/lc.v4i5-6reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/45339/34769https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessKohan, Walter Omar2022-10-07T14:57:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45339Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-10-07T14:57:35Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Kohan, Walter Omar
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Kohan, Walter Omar
author_facet Kohan, Walter Omar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohan, Walter Omar
description Aos leitores de uma revista de educação podem chamar poderosamente a atenção as expressões que nosso dossiê coloca em conjunção. Uma primeira dúvida, certamente legítima, surge em relação ao interesse da filosofia pela educação. Correm tempos em que os filósofos profissionais parecem preocupados com outras questões, mais nobres e menos contaminadas, não tão sujeitas a vicissitudes do mundo. Tanto os filósofos têm-se despreocupado da educação que em muitas universidades latino-americanas a própria disciplina filosofia da educação mudou-se dos departamentos ou faculdades de filosofia para os departamentos ou faculdades de educação, sem que s filósofos tenham reagido com a preocupação de quem perde alguma coisa de valor. Esse movimento parece mesmo lógico. É um fato, se atentarmos às práticas e às produções dos filósofos profissionais contemporâneos, que a educação não se encontra entre suas preocupações mais significativas.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/45339
10.26512/lc4199845339
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/45339
identifier_str_mv 10.26512/lc4199845339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/45339/34769
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 4 No. 5-6 (1998): A Filosofia e a educação das crianças; 11-14
Linhas Críticas; Vol. 4 Núm. 5-6 (1998): A Filosofia e a educação das crianças; 11-14
Linhas Crí­ticas; v. 4 n. 5-6 (1998): A Filosofia e a educação das crianças; 11-14
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v4i5-6
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053654946021376