Entre nós, em defesa de uma escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohan, Walter Omar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631
Resumo: Neste texto, proponho-me a esclarecer alguns aspectos da defesa da escola realizada por J. Masschelein e M. Simons em sua obra Em defesa da escola, bem como incorporar alguns elementos próprios de uma outra tradição – a escola popular de Simón Rodríguez – com o intuito mais amplo de aprofundar o debate desencadeado pelas teses dos autores belgas e torná-las ainda mais ressoantes para o contexto brasileiro. Para isso, na “Apresentação”, situo a importância do debate no atual cenário da educação nacional. Na seção seguinte, “Em defesa da escola”, apresento as teses principais do livro, assim como o caráter específico da proposta dos autores belgas sobre as relações entre escola e política. Já na seção “Em defesa da defesa: uma visão (a)política?”, contextualizo os principais autores que influenciaram a obra e detalho a maneira específica como ela se situaria em oposição a propostas como “Escola sem Partido”, as quais sintetizam a atual política educativa do governo brasileiro. Em “A invenção de uma escola entre nós”, introduzo alguns elementos da proposta de escola popular de Simón Rodríguez e, em particular, sua aposta na invenção e na atenção. Por último, em “Considerações Finais” incorporo a ideia de errância na afirmação de uma escola outra entre nós, inspirado em Le Tiers-Instruit de M. Serres.
id UNICAMP-19_2f762458c53eec93689128215c40b9d4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648631
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Entre nós, em defesa de uma escolaMasscheleinJan. Escola pública. Invenção.Filosofia da educaçãoNeste texto, proponho-me a esclarecer alguns aspectos da defesa da escola realizada por J. Masschelein e M. Simons em sua obra Em defesa da escola, bem como incorporar alguns elementos próprios de uma outra tradição – a escola popular de Simón Rodríguez – com o intuito mais amplo de aprofundar o debate desencadeado pelas teses dos autores belgas e torná-las ainda mais ressoantes para o contexto brasileiro. Para isso, na “Apresentação”, situo a importância do debate no atual cenário da educação nacional. Na seção seguinte, “Em defesa da escola”, apresento as teses principais do livro, assim como o caráter específico da proposta dos autores belgas sobre as relações entre escola e política. Já na seção “Em defesa da defesa: uma visão (a)política?”, contextualizo os principais autores que influenciaram a obra e detalho a maneira específica como ela se situaria em oposição a propostas como “Escola sem Partido”, as quais sintetizam a atual política educativa do governo brasileiro. Em “A invenção de uma escola entre nós”, introduzo alguns elementos da proposta de escola popular de Simón Rodríguez e, em particular, sua aposta na invenção e na atenção. Por último, em “Considerações Finais” incorporo a ideia de errância na afirmação de uma escola outra entre nós, inspirado em Le Tiers-Instruit de M. Serres.Universidade Estadual de Campinas2017-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresFilosóficoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864863110.20396/etd.v19i4.8648631ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-606ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-606ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-6061676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631/16852https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631/20162Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKohan, Walter Omar2018-04-13T15:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648631Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:23.360606ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre nós, em defesa de uma escola
title Entre nós, em defesa de uma escola
spellingShingle Entre nós, em defesa de uma escola
Kohan, Walter Omar
Masschelein
Jan. Escola pública. Invenção.
Filosofia da educação
title_short Entre nós, em defesa de uma escola
title_full Entre nós, em defesa de uma escola
title_fullStr Entre nós, em defesa de uma escola
title_full_unstemmed Entre nós, em defesa de uma escola
title_sort Entre nós, em defesa de uma escola
author Kohan, Walter Omar
author_facet Kohan, Walter Omar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohan, Walter Omar
dc.subject.por.fl_str_mv Masschelein
Jan. Escola pública. Invenção.
Filosofia da educação
topic Masschelein
Jan. Escola pública. Invenção.
Filosofia da educação
description Neste texto, proponho-me a esclarecer alguns aspectos da defesa da escola realizada por J. Masschelein e M. Simons em sua obra Em defesa da escola, bem como incorporar alguns elementos próprios de uma outra tradição – a escola popular de Simón Rodríguez – com o intuito mais amplo de aprofundar o debate desencadeado pelas teses dos autores belgas e torná-las ainda mais ressoantes para o contexto brasileiro. Para isso, na “Apresentação”, situo a importância do debate no atual cenário da educação nacional. Na seção seguinte, “Em defesa da escola”, apresento as teses principais do livro, assim como o caráter específico da proposta dos autores belgas sobre as relações entre escola e política. Já na seção “Em defesa da defesa: uma visão (a)política?”, contextualizo os principais autores que influenciaram a obra e detalho a maneira específica como ela se situaria em oposição a propostas como “Escola sem Partido”, as quais sintetizam a atual política educativa do governo brasileiro. Em “A invenção de uma escola entre nós”, introduzo alguns elementos da proposta de escola popular de Simón Rodríguez e, em particular, sua aposta na invenção e na atenção. Por último, em “Considerações Finais” incorporo a ideia de errância na afirmação de uma escola outra entre nós, inspirado em Le Tiers-Instruit de M. Serres.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Filosófico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631
10.20396/etd.v19i4.8648631
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i4.8648631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631/16852
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631/20162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-606
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-606
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 590-606
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653862010880