Apresentação: Educação Especial Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amaralina Miranda de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Fátima Lucilia Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3718
Resumo: A educação brasileira tem sentido os reflexos dos movimentos mundiais e nacionais, os quais exigem uma ação inclusiva nas políticas públicas. Por anos, a educação no nosso país não considerou a diversidade de educandos como uma possibilidade de enriquecimento, oxigenação e estímulo para uma prática docente comprometida com a alteridade e o desenvolvimento sustentável inclusivo em nossas escolas. Após um longo período de ações integracionistas, nas quais o outro precisou ser adaptado ao espaço escolar, vemos surgir ações de caráter inclusivo que exigem condições de acessibilidade, aprendizagem e permanência de todos os educandos na escola. Nessa perspectiva, a escola precisa adequar-se aos sujeitos, e não o inverso.
id UNB - 28_f53ccc79b5809082a603f2501110ff3d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3718
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Apresentação: Educação Especial InclusivaA educação brasileira tem sentido os reflexos dos movimentos mundiais e nacionais, os quais exigem uma ação inclusiva nas políticas públicas. Por anos, a educação no nosso país não considerou a diversidade de educandos como uma possibilidade de enriquecimento, oxigenação e estímulo para uma prática docente comprometida com a alteridade e o desenvolvimento sustentável inclusivo em nossas escolas. Após um longo período de ações integracionistas, nas quais o outro precisou ser adaptado ao espaço escolar, vemos surgir ações de caráter inclusivo que exigem condições de acessibilidade, aprendizagem e permanência de todos os educandos na escola. Nessa perspectiva, a escola precisa adequar-se aos sujeitos, e não o inverso.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2011-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/371810.26512/lc.v17i33.3718Linhas Críticas; Vol. 17 No. 33 (2011): Educação Especial Inclusiva; 217-220Linhas Críticas; Vol. 17 Núm. 33 (2011): Educação Especial Inclusiva; 217-220Linhas Crí­ticas; v. 17 n. 33 (2011): Educação Especial Inclusiva; 217-2201981-04311516-489610.26512/lc.v17i33reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3718/3395Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amaralina Miranda deRodrigues, Fátima Lucilia Vidal2022-08-09T22:25:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3718Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-08-09T22:25:06Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: Educação Especial Inclusiva
title Apresentação: Educação Especial Inclusiva
spellingShingle Apresentação: Educação Especial Inclusiva
Souza, Amaralina Miranda de
title_short Apresentação: Educação Especial Inclusiva
title_full Apresentação: Educação Especial Inclusiva
title_fullStr Apresentação: Educação Especial Inclusiva
title_full_unstemmed Apresentação: Educação Especial Inclusiva
title_sort Apresentação: Educação Especial Inclusiva
author Souza, Amaralina Miranda de
author_facet Souza, Amaralina Miranda de
Rodrigues, Fátima Lucilia Vidal
author_role author
author2 Rodrigues, Fátima Lucilia Vidal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amaralina Miranda de
Rodrigues, Fátima Lucilia Vidal
description A educação brasileira tem sentido os reflexos dos movimentos mundiais e nacionais, os quais exigem uma ação inclusiva nas políticas públicas. Por anos, a educação no nosso país não considerou a diversidade de educandos como uma possibilidade de enriquecimento, oxigenação e estímulo para uma prática docente comprometida com a alteridade e o desenvolvimento sustentável inclusivo em nossas escolas. Após um longo período de ações integracionistas, nas quais o outro precisou ser adaptado ao espaço escolar, vemos surgir ações de caráter inclusivo que exigem condições de acessibilidade, aprendizagem e permanência de todos os educandos na escola. Nessa perspectiva, a escola precisa adequar-se aos sujeitos, e não o inverso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3718
10.26512/lc.v17i33.3718
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3718
identifier_str_mv 10.26512/lc.v17i33.3718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3718/3395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 17 No. 33 (2011): Educação Especial Inclusiva; 217-220
Linhas Críticas; Vol. 17 Núm. 33 (2011): Educação Especial Inclusiva; 217-220
Linhas Crí­ticas; v. 17 n. 33 (2011): Educação Especial Inclusiva; 217-220
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v17i33
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650937315328