Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História, Histórias |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10982 |
Resumo: | Este texto busca compreender como o ensino de história pode contribuir na formação dos jovens estudantes. Apresenta resultados de um projeto que teve como objetivo analisar o potencial das diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea no processo de ensino e aprendizagem em história. Em relação aos procedimentos metodológicos, recorreu à observação de cunho etnográfico, à história oral e à didática da história. O cenário da pesquisa foi uma escola pública estadual da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil. Fizeram parte direta da investigação os jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio. Concluiu-se que o ensino de história na educação básica precisa reorientar suas práticas, abranger outras perspectivas epistemológicas, que possibilitem discutir a diversidade de experiências histórico-culturais negligenciadas e silenciadas. Nesse processo, os usos de diferentes fontes e linguagens nas aulas de história podem constituir iniciativas para promover articulação entre saberes escolares e a vida prática. |
id |
UNB-13_1ae047e661f8f745cfc0b09f8c255d38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10982 |
network_acronym_str |
UNB-13 |
network_name_str |
História, Histórias |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida práticaensino de históriadiferentes fontes e linguagensjovens estudantesEste texto busca compreender como o ensino de história pode contribuir na formação dos jovens estudantes. Apresenta resultados de um projeto que teve como objetivo analisar o potencial das diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea no processo de ensino e aprendizagem em história. Em relação aos procedimentos metodológicos, recorreu à observação de cunho etnográfico, à história oral e à didática da história. O cenário da pesquisa foi uma escola pública estadual da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil. Fizeram parte direta da investigação os jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio. Concluiu-se que o ensino de história na educação básica precisa reorientar suas práticas, abranger outras perspectivas epistemológicas, que possibilitem discutir a diversidade de experiências histórico-culturais negligenciadas e silenciadas. Nesse processo, os usos de diferentes fontes e linguagens nas aulas de história podem constituir iniciativas para promover articulação entre saberes escolares e a vida prática.Este texto busca compreender como o ensino de história pode contribuir na formação dos jovens estudantes. Apresenta resultados de um projeto que teve como objetivo analisar o potencial das diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea no processo de ensino e aprendizagem em história. Em relação aos procedimentos metodológicos, recorreu à observação de cunho etnográfico, à história oral e à didática da história. O cenário da pesquisa foi uma escola pública estadual da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil. Fizeram parte direta da investigação os jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio. Concluiu-se que o ensino de história na educação básica precisa reorientar suas práticas, abranger outras perspectivas epistemológicas, que possibilitem discutir a diversidade de experiências histórico-culturais negligenciadas e silenciadas. Nesse processo, os usos de diferentes fontes e linguagens nas aulas de história podem constituir iniciativas para promover articulação entre saberes escolares e a vida prática.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1098210.26512/hh.v5i9.10982história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 24-39História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 24-392318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10982/17789Copyright (c) 2017 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Júnior, Astrogildo FernandesMontenegro Sousa, José Josberto2019-10-06T21:18:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10982Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:18:13História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática |
title |
Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática |
spellingShingle |
Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática Silva Júnior, Astrogildo Fernandes ensino de história diferentes fontes e linguagens jovens estudantes |
title_short |
Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática |
title_full |
Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática |
title_fullStr |
Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática |
title_full_unstemmed |
Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática |
title_sort |
Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática |
author |
Silva Júnior, Astrogildo Fernandes |
author_facet |
Silva Júnior, Astrogildo Fernandes Montenegro Sousa, José Josberto |
author_role |
author |
author2 |
Montenegro Sousa, José Josberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Astrogildo Fernandes Montenegro Sousa, José Josberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de história diferentes fontes e linguagens jovens estudantes |
topic |
ensino de história diferentes fontes e linguagens jovens estudantes |
description |
Este texto busca compreender como o ensino de história pode contribuir na formação dos jovens estudantes. Apresenta resultados de um projeto que teve como objetivo analisar o potencial das diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea no processo de ensino e aprendizagem em história. Em relação aos procedimentos metodológicos, recorreu à observação de cunho etnográfico, à história oral e à didática da história. O cenário da pesquisa foi uma escola pública estadual da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil. Fizeram parte direta da investigação os jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio. Concluiu-se que o ensino de história na educação básica precisa reorientar suas práticas, abranger outras perspectivas epistemológicas, que possibilitem discutir a diversidade de experiências histórico-culturais negligenciadas e silenciadas. Nesse processo, os usos de diferentes fontes e linguagens nas aulas de história podem constituir iniciativas para promover articulação entre saberes escolares e a vida prática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10982 10.26512/hh.v5i9.10982 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10982 |
identifier_str_mv |
10.26512/hh.v5i9.10982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10982/17789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 História, histórias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 História, histórias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 24-39 História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 24-39 2318-1729 reponame:História, Histórias instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
História, Histórias |
collection |
História, Histórias |
repository.name.fl_str_mv |
História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br |
_version_ |
1798319859435569152 |