Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Braga, Jezulino Lúcio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984
Resumo: Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu.
id UNB-13_508d34e69ca9b34074a76604fdb45f9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10984
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e OfíciosMuseuExperiênciaEnsino de históriaEsse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu.Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/epub+ziphttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1098410.26512/hh.v5i9.10984história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 57-85História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 57-852318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/17832https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/9665https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/9666Copyright (c) 2017 JEZULINO LÚCIO MENDES BRAGAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes Braga, Jezulino Lúcio2019-10-06T21:17:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10984Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:17:58História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios
title Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios
spellingShingle Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios
Mendes Braga, Jezulino Lúcio
Museu
Experiência
Ensino de história
title_short Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios
title_full Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios
title_fullStr Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios
title_full_unstemmed Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios
title_sort Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios
author Mendes Braga, Jezulino Lúcio
author_facet Mendes Braga, Jezulino Lúcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Braga, Jezulino Lúcio
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Experiência
Ensino de história
topic Museu
Experiência
Ensino de história
description Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984
10.26512/hh.v5i9.10984
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984
identifier_str_mv 10.26512/hh.v5i9.10984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/17832
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/9665
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/9666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 JEZULINO LÚCIO MENDES BRAGA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 JEZULINO LÚCIO MENDES BRAGA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 57-85
História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 57-85
2318-1729
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319859439763456