Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História, Histórias |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984 |
Resumo: | Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu. |
id |
UNB-13_508d34e69ca9b34074a76604fdb45f9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10984 |
network_acronym_str |
UNB-13 |
network_name_str |
História, Histórias |
repository_id_str |
|
spelling |
Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e OfíciosMuseuExperiênciaEnsino de históriaEsse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu.Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/epub+ziphttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1098410.26512/hh.v5i9.10984história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 57-85História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 57-852318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/17832https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/9665https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/9666Copyright (c) 2017 JEZULINO LÚCIO MENDES BRAGAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes Braga, Jezulino Lúcio2019-10-06T21:17:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10984Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:17:58História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios |
title |
Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios |
spellingShingle |
Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios Mendes Braga, Jezulino Lúcio Museu Experiência Ensino de história |
title_short |
Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios |
title_full |
Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios |
title_fullStr |
Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios |
title_full_unstemmed |
Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios |
title_sort |
Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios |
author |
Mendes Braga, Jezulino Lúcio |
author_facet |
Mendes Braga, Jezulino Lúcio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes Braga, Jezulino Lúcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Experiência Ensino de história |
topic |
Museu Experiência Ensino de história |
description |
Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984 10.26512/hh.v5i9.10984 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984 |
identifier_str_mv |
10.26512/hh.v5i9.10984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/17832 https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/9665 https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984/9666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 JEZULINO LÚCIO MENDES BRAGA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 JEZULINO LÚCIO MENDES BRAGA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 57-85 História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 57-85 2318-1729 reponame:História, Histórias instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
História, Histórias |
collection |
História, Histórias |
repository.name.fl_str_mv |
História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br |
_version_ |
1798319859439763456 |