Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonete, Wilian Junior
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10989
Resumo: O presente artigo procura identificar e analisar o pensamento de um grupo de 66 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola Estadual no Paraná, sobre o conhecimento histórico e suas relações com a vida prática. Para tanto, estabelece diálogos com a concepção de consciência histórica, tal como proposto por Jörn Rüsen, bem como os pressupostos que embasam o campo investigativo da Didática da História. Ao final, será possível perceber que os alunos, ao contrário de conceberem a História como uma simples “disciplina escolar”, procuraram relacionar o conhecimento histórico adquirido na escola com suas vidas, relataram os aspectos mais significativos da História escolar e destacaram o potencial crítico e formativo que a História possui.
id UNB-13_8b96dd113bab16f436b010e251ad4f5b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10989
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida práticaensino de HistóriaEJAconsciência históricadidática da HistóriaO presente artigo procura identificar e analisar o pensamento de um grupo de 66 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola Estadual no Paraná, sobre o conhecimento histórico e suas relações com a vida prática. Para tanto, estabelece diálogos com a concepção de consciência histórica, tal como proposto por Jörn Rüsen, bem como os pressupostos que embasam o campo investigativo da Didática da História. Ao final, será possível perceber que os alunos, ao contrário de conceberem a História como uma simples “disciplina escolar”, procuraram relacionar o conhecimento histórico adquirido na escola com suas vidas, relataram os aspectos mais significativos da História escolar e destacaram o potencial crítico e formativo que a História possui.O presente artigo procura identificar e analisar o pensamento de um grupo de 66 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola Estadual no Paraná, sobre o conhecimento histórico e suas relações com a vida prática. Para tanto, estabelece diálogos com a concepção de consciência histórica, tal como proposto por Jörn Rüsen, bem como os pressupostos que embasam o campo investigativo da Didática da História. Ao final, será possível perceber que os alunos, ao contrário de conceberem a História como uma simples “disciplina escolar”, procuraram relacionar o conhecimento histórico adquirido na escola com suas vidas, relataram os aspectos mais significativos da História escolar e destacaram o potencial crítico e formativo que a História possui.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1098910.26512/hh.v5i9.10989história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 190-211História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 190-2112318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10989/9673Copyright (c) 2017 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonete, Wilian Junior2019-10-06T21:17:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10989Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:17:26História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida prática
title Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida prática
spellingShingle Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida prática
Bonete, Wilian Junior
ensino de História
EJA
consciência histórica
didática da História
title_short Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida prática
title_full Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida prática
title_fullStr Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida prática
title_full_unstemmed Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida prática
title_sort Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida prática
author Bonete, Wilian Junior
author_facet Bonete, Wilian Junior
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonete, Wilian Junior
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de História
EJA
consciência histórica
didática da História
topic ensino de História
EJA
consciência histórica
didática da História
description O presente artigo procura identificar e analisar o pensamento de um grupo de 66 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola Estadual no Paraná, sobre o conhecimento histórico e suas relações com a vida prática. Para tanto, estabelece diálogos com a concepção de consciência histórica, tal como proposto por Jörn Rüsen, bem como os pressupostos que embasam o campo investigativo da Didática da História. Ao final, será possível perceber que os alunos, ao contrário de conceberem a História como uma simples “disciplina escolar”, procuraram relacionar o conhecimento histórico adquirido na escola com suas vidas, relataram os aspectos mais significativos da História escolar e destacaram o potencial crítico e formativo que a História possui.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10989
10.26512/hh.v5i9.10989
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10989
identifier_str_mv 10.26512/hh.v5i9.10989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10989/9673
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 História, histórias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 História, histórias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 190-211
História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 190-211
2318-1729
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319859447103488