Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazula, André Luiz da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Molina, Ana Heloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10981
Resumo: As diretrizes para o ensino de História, publicadas pelo estado do Paraná em 2008, possuem como principal referência norteadora a teoria da História engendrada por Jörn Rüsen, que indica a necessidade da orientação temporal do ser humano em sua vida cotidiana conforme a peculiaridade do conhecimento histórico. Com reflexões acerca das perspectivas e práticas docentes em relação às orientações curriculares, o presente texto resultou de pesquisa do tipo etnográfica, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Médio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriações, as táticas e as estratégias utilizadas na mediação do conhecimento em sala de aula a partir das discussões propostas por Michel De Certeau.
id UNB-13_dce7a49f62ca6a5b6b276ade199b5d13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10981
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015CurrículoOrientação temporalPrática docenteAs diretrizes para o ensino de História, publicadas pelo estado do Paraná em 2008, possuem como principal referência norteadora a teoria da História engendrada por Jörn Rüsen, que indica a necessidade da orientação temporal do ser humano em sua vida cotidiana conforme a peculiaridade do conhecimento histórico. Com reflexões acerca das perspectivas e práticas docentes em relação às orientações curriculares, o presente texto resultou de pesquisa do tipo etnográfica, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Médio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriações, as táticas e as estratégias utilizadas na mediação do conhecimento em sala de aula a partir das discussões propostas por Michel De Certeau.As diretrizes para o ensino de História, publicadas pelo estado do Paraná em 2008, possuem como principal referência norteadora a teoria da História engendrada por Jörn Rüsen, que indica a necessidade da orientação temporal do ser humano em sua vida cotidiana conforme a peculiaridade do conhecimento histórico. Com reflexões acerca das perspectivas e práticas docentes em relação às orientações curriculares, o presente texto resultou de pesquisa do tipo etnográfica, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Médio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriações, as táticas e as estratégias utilizadas na mediação do conhecimento em sala de aula a partir das discussões propostas por Michel De Certeau.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1098110.26512/hh.v5i9.10981história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 7-23História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 7-232318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10981/17788Copyright (c) 2017 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCazula, André Luiz da SilvaMolina, Ana Heloisa2019-10-06T21:18:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10981Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:18:19História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015
title Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015
spellingShingle Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015
Cazula, André Luiz da Silva
Currículo
Orientação temporal
Prática docente
title_short Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015
title_full Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015
title_fullStr Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015
title_full_unstemmed Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015
title_sort Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015
author Cazula, André Luiz da Silva
author_facet Cazula, André Luiz da Silva
Molina, Ana Heloisa
author_role author
author2 Molina, Ana Heloisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazula, André Luiz da Silva
Molina, Ana Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Orientação temporal
Prática docente
topic Currículo
Orientação temporal
Prática docente
description As diretrizes para o ensino de História, publicadas pelo estado do Paraná em 2008, possuem como principal referência norteadora a teoria da História engendrada por Jörn Rüsen, que indica a necessidade da orientação temporal do ser humano em sua vida cotidiana conforme a peculiaridade do conhecimento histórico. Com reflexões acerca das perspectivas e práticas docentes em relação às orientações curriculares, o presente texto resultou de pesquisa do tipo etnográfica, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Médio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriações, as táticas e as estratégias utilizadas na mediação do conhecimento em sala de aula a partir das discussões propostas por Michel De Certeau.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10981
10.26512/hh.v5i9.10981
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10981
identifier_str_mv 10.26512/hh.v5i9.10981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10981/17788
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 História, histórias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 História, histórias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 7-23
História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 7-23
2318-1729
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319859434520576