Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História, Histórias |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10981 |
Resumo: | As diretrizes para o ensino de História, publicadas pelo estado do Paraná em 2008, possuem como principal referência norteadora a teoria da História engendrada por Jörn Rüsen, que indica a necessidade da orientação temporal do ser humano em sua vida cotidiana conforme a peculiaridade do conhecimento histórico. Com reflexões acerca das perspectivas e práticas docentes em relação à s orientações curriculares, o presente texto resultou de pesquisa do tipo etnográfica, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Médio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriações, as táticas e as estratégias utilizadas na mediação do conhecimento em sala de aula a partir das discussões propostas por Michel De Certeau. |
id |
UNB-13_dce7a49f62ca6a5b6b276ade199b5d13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10981 |
network_acronym_str |
UNB-13 |
network_name_str |
História, Histórias |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015CurrículoOrientação temporalPrática docenteAs diretrizes para o ensino de História, publicadas pelo estado do Paraná em 2008, possuem como principal referência norteadora a teoria da História engendrada por Jörn Rüsen, que indica a necessidade da orientação temporal do ser humano em sua vida cotidiana conforme a peculiaridade do conhecimento histórico. Com reflexões acerca das perspectivas e práticas docentes em relação à s orientações curriculares, o presente texto resultou de pesquisa do tipo etnográfica, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Médio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriações, as táticas e as estratégias utilizadas na mediação do conhecimento em sala de aula a partir das discussões propostas por Michel De Certeau.As diretrizes para o ensino de História, publicadas pelo estado do Paraná em 2008, possuem como principal referência norteadora a teoria da História engendrada por Jörn Rüsen, que indica a necessidade da orientação temporal do ser humano em sua vida cotidiana conforme a peculiaridade do conhecimento histórico. Com reflexões acerca das perspectivas e práticas docentes em relação à s orientações curriculares, o presente texto resultou de pesquisa do tipo etnográfica, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Médio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriações, as táticas e as estratégias utilizadas na mediação do conhecimento em sala de aula a partir das discussões propostas por Michel De Certeau.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1098110.26512/hh.v5i9.10981história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 7-23História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 7-232318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10981/17788Copyright (c) 2017 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCazula, André Luiz da SilvaMolina, Ana Heloisa2019-10-06T21:18:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10981Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:18:19História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015 |
title |
Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015 |
spellingShingle |
Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015 Cazula, André Luiz da Silva Currículo Orientação temporal Prática docente |
title_short |
Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015 |
title_full |
Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015 |
title_fullStr |
Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015 |
title_full_unstemmed |
Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015 |
title_sort |
Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015 |
author |
Cazula, André Luiz da Silva |
author_facet |
Cazula, André Luiz da Silva Molina, Ana Heloisa |
author_role |
author |
author2 |
Molina, Ana Heloisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cazula, André Luiz da Silva Molina, Ana Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Orientação temporal Prática docente |
topic |
Currículo Orientação temporal Prática docente |
description |
As diretrizes para o ensino de História, publicadas pelo estado do Paraná em 2008, possuem como principal referência norteadora a teoria da História engendrada por Jörn Rüsen, que indica a necessidade da orientação temporal do ser humano em sua vida cotidiana conforme a peculiaridade do conhecimento histórico. Com reflexões acerca das perspectivas e práticas docentes em relação à s orientações curriculares, o presente texto resultou de pesquisa do tipo etnográfica, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Médio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriações, as táticas e as estratégias utilizadas na mediação do conhecimento em sala de aula a partir das discussões propostas por Michel De Certeau. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10981 10.26512/hh.v5i9.10981 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10981 |
identifier_str_mv |
10.26512/hh.v5i9.10981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10981/17788 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 História, histórias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 História, histórias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 7-23 História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 7-23 2318-1729 reponame:História, Histórias instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
História, Histórias |
collection |
História, Histórias |
repository.name.fl_str_mv |
História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br |
_version_ |
1798319859434520576 |