A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História, Histórias |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730 |
Resumo: | Este texto trata dos antecedentes, evolução, panorama atual e características das escolas de formação de professores de História no Brasil. Com caráter ensaístico, apoia-se na legislação vigente e na revisão da bibliografia e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Buscam-se as mudanças e permanências na educação superior em História e nas licenciaturas em geral, que contribuem para explicar os dados apresentados. Destacam-se as resistências e pressões referentes ao modelo alternativo, no qual docência e ciência se integram numa formação unificada, que previne a dissociação entre teoria e prática. O argumento central é que o modelo inaugural da formação de professores, chamado de “3+1”, ainda marca a mentalidade de parte significativa de historiadores e pedagogos responsáveis pela formação dos novos profissionais, bem como as estruturas acadêmicas. |
id |
UNB-13_de5308cf204eab024e5b47dc8b906987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10730 |
network_acronym_str |
UNB-13 |
network_name_str |
História, Histórias |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUALFormação profissional em HistóriaLicenciaturaEnsino universitário de HistóriaEste texto trata dos antecedentes, evolução, panorama atual e características das escolas de formação de professores de História no Brasil. Com caráter ensaístico, apoia-se na legislação vigente e na revisão da bibliografia e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Buscam-se as mudanças e permanências na educação superior em História e nas licenciaturas em geral, que contribuem para explicar os dados apresentados. Destacam-se as resistências e pressões referentes ao modelo alternativo, no qual docência e ciência se integram numa formação unificada, que previne a dissociação entre teoria e prática. O argumento central é que o modelo inaugural da formação de professores, chamado de “3+1”, ainda marca a mentalidade de parte significativa de historiadores e pedagogos responsáveis pela formação dos novos profissionais, bem como as estruturas acadêmicas.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2014-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1073010.26512/hh.v1i2.10730história, histórias; Vol. 1 Núm. 2 (2013): Os Discursos da História e as Linguagens da História da Arte: Tempo, Espaço e Representação (jul-dez); 167-186História, histórias; v. 1 n. 2 (2013): Os Discursos da História e as Linguagens da História da Arte: Tempo, Espaço e Representação (jul-dez); 167-1862318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730/9425Copyright (c) 2016 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerri, Luis Fernando2019-10-06T21:28:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10730Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:28:25História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL |
title |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL Cerri, Luis Fernando Formação profissional em História Licenciatura Ensino universitário de História |
title_short |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL |
title_full |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL |
author |
Cerri, Luis Fernando |
author_facet |
Cerri, Luis Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerri, Luis Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional em História Licenciatura Ensino universitário de História |
topic |
Formação profissional em História Licenciatura Ensino universitário de História |
description |
Este texto trata dos antecedentes, evolução, panorama atual e características das escolas de formação de professores de História no Brasil. Com caráter ensaístico, apoia-se na legislação vigente e na revisão da bibliografia e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Buscam-se as mudanças e permanências na educação superior em História e nas licenciaturas em geral, que contribuem para explicar os dados apresentados. Destacam-se as resistências e pressões referentes ao modelo alternativo, no qual docência e ciência se integram numa formação unificada, que previne a dissociação entre teoria e prática. O argumento central é que o modelo inaugural da formação de professores, chamado de “3+1”, ainda marca a mentalidade de parte significativa de historiadores e pedagogos responsáveis pela formação dos novos profissionais, bem como as estruturas acadêmicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730 10.26512/hh.v1i2.10730 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730 |
identifier_str_mv |
10.26512/hh.v1i2.10730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730/9425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 História, histórias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 História, histórias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
história, histórias; Vol. 1 Núm. 2 (2013): Os Discursos da História e as Linguagens da História da Arte: Tempo, Espaço e Representação (jul-dez); 167-186 História, histórias; v. 1 n. 2 (2013): Os Discursos da História e as Linguagens da História da Arte: Tempo, Espaço e Representação (jul-dez); 167-186 2318-1729 reponame:História, Histórias instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
História, Histórias |
collection |
História, Histórias |
repository.name.fl_str_mv |
História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br |
_version_ |
1798319858994118656 |