A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerri, Luis Fernando
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730
Resumo: Este texto trata dos antecedentes, evolução, panorama atual e características das escolas de formação de professores de História no Brasil. Com caráter ensaístico, apoia-se na legislação vigente e na revisão da bibliografia e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Buscam-se as mudanças e permanências na educação superior em História e nas licenciaturas em geral, que contribuem para explicar os dados apresentados. Destacam-se as resistências e pressões referentes ao modelo alternativo, no qual docência e ciência se integram numa formação unificada, que previne a dissociação entre teoria e prática. O argumento central é que o modelo inaugural da formação de professores, chamado de “3+1”, ainda marca a mentalidade de parte significativa de historiadores e pedagogos responsáveis pela formação dos novos profissionais, bem como as estruturas acadêmicas.
id UNB-13_de5308cf204eab024e5b47dc8b906987
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10730
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUALFormação profissional em HistóriaLicenciaturaEnsino universitário de HistóriaEste texto trata dos antecedentes, evolução, panorama atual e características das escolas de formação de professores de História no Brasil. Com caráter ensaístico, apoia-se na legislação vigente e na revisão da bibliografia e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Buscam-se as mudanças e permanências na educação superior em História e nas licenciaturas em geral, que contribuem para explicar os dados apresentados. Destacam-se as resistências e pressões referentes ao modelo alternativo, no qual docência e ciência se integram numa formação unificada, que previne a dissociação entre teoria e prática. O argumento central é que o modelo inaugural da formação de professores, chamado de “3+1”, ainda marca a mentalidade de parte significativa de historiadores e pedagogos responsáveis pela formação dos novos profissionais, bem como as estruturas acadêmicas.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2014-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1073010.26512/hh.v1i2.10730história, histórias; Vol. 1 Núm. 2 (2013): Os Discursos da História e as Linguagens da História da Arte: Tempo, Espaço e Representação (jul-dez); 167-186História, histórias; v. 1 n. 2 (2013): Os Discursos da História e as Linguagens da História da Arte: Tempo, Espaço e Representação (jul-dez); 167-1862318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730/9425Copyright (c) 2016 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerri, Luis Fernando2019-10-06T21:28:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10730Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:28:25História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL
title A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL
spellingShingle A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL
Cerri, Luis Fernando
Formação profissional em História
Licenciatura
Ensino universitário de História
title_short A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL
title_full A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL
title_fullStr A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL
title_sort A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL
author Cerri, Luis Fernando
author_facet Cerri, Luis Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerri, Luis Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional em História
Licenciatura
Ensino universitário de História
topic Formação profissional em História
Licenciatura
Ensino universitário de História
description Este texto trata dos antecedentes, evolução, panorama atual e características das escolas de formação de professores de História no Brasil. Com caráter ensaístico, apoia-se na legislação vigente e na revisão da bibliografia e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Buscam-se as mudanças e permanências na educação superior em História e nas licenciaturas em geral, que contribuem para explicar os dados apresentados. Destacam-se as resistências e pressões referentes ao modelo alternativo, no qual docência e ciência se integram numa formação unificada, que previne a dissociação entre teoria e prática. O argumento central é que o modelo inaugural da formação de professores, chamado de “3+1”, ainda marca a mentalidade de parte significativa de historiadores e pedagogos responsáveis pela formação dos novos profissionais, bem como as estruturas acadêmicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730
10.26512/hh.v1i2.10730
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730
identifier_str_mv 10.26512/hh.v1i2.10730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10730/9425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 História, histórias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 História, histórias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 1 Núm. 2 (2013): Os Discursos da História e as Linguagens da História da Arte: Tempo, Espaço e Representação (jul-dez); 167-186
História, histórias; v. 1 n. 2 (2013): Os Discursos da História e as Linguagens da História da Arte: Tempo, Espaço e Representação (jul-dez); 167-186
2318-1729
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319858994118656