Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Skura, Ivania
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pátaro, Cristiana Satiê de Oliveira, Mezzomo, Frank Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10910
Resumo: Esta investigação tece reflexões questionando estereótipos femininos que evidenciam desvalorizações da mulher na mídia, e busca demonstrar que ferramentas como a propaganda não só permitem difundir discursos sexistas, mas também possibilitam abordar criticamente as relações de gênero. Para ilustrar esta discussão, foram elencados anúncios publicitários com relações intertextuais que apresentam representações de caráter generalizante e outros que combatem visões sexistas, de diferentes temporalidades e contextos. Os anúncios que ilustram o estudo têm a mulher como figura central e apelos que reiteram ou desconstroem desigualdades de gênero, denotando mudanças e permanências nas representações de ontem e de hoje. A partir dos materiais analisados, argumenta-se que os estereótipos presentes nas comunicações têm servido de modelo e parâmetro para dissolver diferentes modelos femininos, e também revelam as marcações de relações entre mulheres e homens, apontando para desafios tais como a problematização das estruturas sociais discriminatórias.
id UNB-13_f69ed728941406b8914f081994c46aaf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10910
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hojeGêneroMulherPropagandaEsta investigação tece reflexões questionando estereótipos femininos que evidenciam desvalorizações da mulher na mídia, e busca demonstrar que ferramentas como a propaganda não só permitem difundir discursos sexistas, mas também possibilitam abordar criticamente as relações de gênero. Para ilustrar esta discussão, foram elencados anúncios publicitários com relações intertextuais que apresentam representações de caráter generalizante e outros que combatem visões sexistas, de diferentes temporalidades e contextos. Os anúncios que ilustram o estudo têm a mulher como figura central e apelos que reiteram ou desconstroem desigualdades de gênero, denotando mudanças e permanências nas representações de ontem e de hoje. A partir dos materiais analisados, argumenta-se que os estereótipos presentes nas comunicações têm servido de modelo e parâmetro para dissolver diferentes modelos femininos, e também revelam as marcações de relações entre mulheres e homens, apontando para desafios tais como a problematização das estruturas sociais discriminatórias.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1091010.26512/hh.v3i6.10910história, histórias; Vol. 3 Núm. 6 (2015): História das Mulheres (jul-dez); 79-98História, histórias; v. 3 n. 6 (2015): História das Mulheres (jul-dez); 79-982318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10910/9570Copyright (c) 2016 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSkura, IvaniaPátaro, Cristiana Satiê de OliveiraMezzomo, Frank Antonio2019-10-06T21:22:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10910Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:22:56História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje
title Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje
spellingShingle Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje
Skura, Ivania
Gênero
Mulher
Propaganda
title_short Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje
title_full Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje
title_fullStr Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje
title_full_unstemmed Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje
title_sort Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje
author Skura, Ivania
author_facet Skura, Ivania
Pátaro, Cristiana Satiê de Oliveira
Mezzomo, Frank Antonio
author_role author
author2 Pátaro, Cristiana Satiê de Oliveira
Mezzomo, Frank Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Skura, Ivania
Pátaro, Cristiana Satiê de Oliveira
Mezzomo, Frank Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Mulher
Propaganda
topic Gênero
Mulher
Propaganda
description Esta investigação tece reflexões questionando estereótipos femininos que evidenciam desvalorizações da mulher na mídia, e busca demonstrar que ferramentas como a propaganda não só permitem difundir discursos sexistas, mas também possibilitam abordar criticamente as relações de gênero. Para ilustrar esta discussão, foram elencados anúncios publicitários com relações intertextuais que apresentam representações de caráter generalizante e outros que combatem visões sexistas, de diferentes temporalidades e contextos. Os anúncios que ilustram o estudo têm a mulher como figura central e apelos que reiteram ou desconstroem desigualdades de gênero, denotando mudanças e permanências nas representações de ontem e de hoje. A partir dos materiais analisados, argumenta-se que os estereótipos presentes nas comunicações têm servido de modelo e parâmetro para dissolver diferentes modelos femininos, e também revelam as marcações de relações entre mulheres e homens, apontando para desafios tais como a problematização das estruturas sociais discriminatórias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10910
10.26512/hh.v3i6.10910
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10910
identifier_str_mv 10.26512/hh.v3i6.10910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10910/9570
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 História, histórias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 História, histórias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 3 Núm. 6 (2015): História das Mulheres (jul-dez); 79-98
História, histórias; v. 3 n. 6 (2015): História das Mulheres (jul-dez); 79-98
2318-1729
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319859339100160