O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Edmarcius Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa Souza, Sandra Aparecida, Pereira, Wanderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Insurgência
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/29081
Resumo: This article aims to understand how education is a right that contributes to the processes of resignification of life of the homeless population. Thus, it analyzes the relation between the execution of policies of attendance to this group and the pedagogical proposals of Popular Street Education, from the mining city of Governador Valadares. This is a qualitative research, with a bibliographic and documentary review, and an experience report on socio-educational intervention from the contributions of Paulo Freire. These results in the proving of a national organization of the policy of attendance to the referred public, which has been implemented in a systemic way based on the specific demands of each locality, but which, however, lacks professionals capable of performing better. It is concluded that education is a right that should dialogue with other public policies aimed at the homeless, in a perspective that fosters the construction of new identities and belonging to society.
id UNB-14_8a82bf9cfff5794c5bc514706af70390
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29081
network_acronym_str UNB-14
network_name_str Insurgência
repository_id_str
spelling O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUAPaulo FreireDireito à educaçãoPessoa em situação de ruaThis article aims to understand how education is a right that contributes to the processes of resignification of life of the homeless population. Thus, it analyzes the relation between the execution of policies of attendance to this group and the pedagogical proposals of Popular Street Education, from the mining city of Governador Valadares. This is a qualitative research, with a bibliographic and documentary review, and an experience report on socio-educational intervention from the contributions of Paulo Freire. These results in the proving of a national organization of the policy of attendance to the referred public, which has been implemented in a systemic way based on the specific demands of each locality, but which, however, lacks professionals capable of performing better. It is concluded that education is a right that should dialogue with other public policies aimed at the homeless, in a perspective that fosters the construction of new identities and belonging to society.O presente artigo tem por objetivo compreender como a educação se constitui em um direito que contribui nos processos de ressignificação de vida da população em situação de rua. Assim, analisa a relação entre a execução de políticas de atendimento à esse grupo e as propostas pedagógicas da Educação Popular de Rua, na realidade da cidade mineira de Governador Valadares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a realização de revisão bibliográfica e documental, e relato de experiência sobre intervenção socioeducativa a partir das contribuições de Paulo Freire. Resulta-se na comprovação de uma organização nacional da política de atendimento ao referido público, que tem sido implantadas de forma sistêmica considerando as demandas específicas de cada localidade, mas que no entanto carente de profissionais capacitados para uma melhor atuação. Conclui-se que a educação é um direito que deve dialogar com as demais políticas públicas destinadas à população de rua, numa perspectiva que fomente a construção de novas identidades e de pertencimento à sociedade.Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/2908110.26512/insurgencia.v5i2.29081InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgence: rights and social movements journal]; Vol. 5 No. 2 (2019): Dossiê: "Mundo do Trabalho, Direitos e Movimentos Sociais: resistências e ofensivas em tempos de contrarreformas"; 190-214InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales]; Vol. 5 Núm. 2 (2019): Dossiê: "Mundo do Trabalho, Direitos e Movimentos Sociais: resistências e ofensivas em tempos de contrarreformas"; 190-214InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais; v. 5 n. 2 (2019): Dossiê: "Mundo do Trabalho, Direitos e Movimentos Sociais: resistências e ofensivas em tempos de contrarreformas"; 190-2142447-668410.26512/insurgencia.v5i2reponame:Insurgênciainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/29081/25266Copyright (c) 2020 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Edmarcius CarvalhoBarbosa Souza, Sandra AparecidaPereira, Wanderson2021-08-06T15:23:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29081Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgenciaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/oaiabc.alexandre@gmail.com2447-66842447-6684opendoar:2021-08-06T15:23:27Insurgência - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
title O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
spellingShingle O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Novaes, Edmarcius Carvalho
Paulo Freire
Direito à educação
Pessoa em situação de rua
title_short O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
title_full O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
title_fullStr O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
title_full_unstemmed O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
title_sort O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
author Novaes, Edmarcius Carvalho
author_facet Novaes, Edmarcius Carvalho
Barbosa Souza, Sandra Aparecida
Pereira, Wanderson
author_role author
author2 Barbosa Souza, Sandra Aparecida
Pereira, Wanderson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Edmarcius Carvalho
Barbosa Souza, Sandra Aparecida
Pereira, Wanderson
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Direito à educação
Pessoa em situação de rua
topic Paulo Freire
Direito à educação
Pessoa em situação de rua
description This article aims to understand how education is a right that contributes to the processes of resignification of life of the homeless population. Thus, it analyzes the relation between the execution of policies of attendance to this group and the pedagogical proposals of Popular Street Education, from the mining city of Governador Valadares. This is a qualitative research, with a bibliographic and documentary review, and an experience report on socio-educational intervention from the contributions of Paulo Freire. These results in the proving of a national organization of the policy of attendance to the referred public, which has been implemented in a systemic way based on the specific demands of each locality, but which, however, lacks professionals capable of performing better. It is concluded that education is a right that should dialogue with other public policies aimed at the homeless, in a perspective that fosters the construction of new identities and belonging to society.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/29081
10.26512/insurgencia.v5i2.29081
url https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/29081
identifier_str_mv 10.26512/insurgencia.v5i2.29081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/29081/25266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS
dc.source.none.fl_str_mv InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgence: rights and social movements journal]; Vol. 5 No. 2 (2019): Dossiê: "Mundo do Trabalho, Direitos e Movimentos Sociais: resistências e ofensivas em tempos de contrarreformas"; 190-214
InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales]; Vol. 5 Núm. 2 (2019): Dossiê: "Mundo do Trabalho, Direitos e Movimentos Sociais: resistências e ofensivas em tempos de contrarreformas"; 190-214
InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais; v. 5 n. 2 (2019): Dossiê: "Mundo do Trabalho, Direitos e Movimentos Sociais: resistências e ofensivas em tempos de contrarreformas"; 190-214
2447-6684
10.26512/insurgencia.v5i2
reponame:Insurgência
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Insurgência
collection Insurgência
repository.name.fl_str_mv Insurgência - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv abc.alexandre@gmail.com
_version_ 1798319840136527872