Plotino e Ireneu de Lyon contra os gnósticos: uma proposta paralela? Diferenças e paralelismos do contra-gnosticismo de Ireneu e de Plotino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, David G.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Archai (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/2937
Resumo: Neste artigo procuro argumentar que apesar de Plotino e Ireneu serem reconhecidos como autores com posições filosóficas semelhantes no que diz respeito ao Gnosticismo, não há verdadeiras razões para admitir aquele tipo relação especulativa entre ambos. Não há dúvida que Plotino e Ireneu de Lyon parecem ter concepções semelhantes quando criticam o movimento Gnóstico. É seguro afirmar que estudos recentes sobre Plotino e Ireneu sugerem que ambos contêm respostas parecidas às questões que o ambiente Gnóstico daquele tempo colocava. Neste artigo procuro demonstrar que apesar de existirem relações inquestionáveis entre os dois filósofos, a totalidade da anatomia geral e os objectivos dos seus trabalhos especulativos são tão conceptualmente diferentes e diversos que em rigor não se pode reconhecer nenhuma posição semelhante entre os dois. Procuro também sugerir que o tipo de aproximação que olha para Plotino e Ireneu, no que diz respeito ao Gnosticismo, como análogos deve-se basicamente a um problema de definição que o conceito de Gnosticismo normalmente implica em alguns estudos académicos. Neste artigo pretendo mostrar que tanto Plotino como Ireneu começam a especular num ambiente religioso muito semelhante com problemas filosóficos análogos para resolver mas os horizontes dos dois são muito diferentes porque em rigor ambos partem de fundamentos intelectuais muito diferentes.
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Neste artigo procuro demonstrar que apesar de existirem relações inquestionáveis entre os dois filósofos, a totalidade da anatomia geral e os objectivos dos seus trabalhos especulativos são tão conceptualmente diferentes e diversos que em rigor não se pode reconhecer nenhuma posição semelhante entre os dois. Procuro também sugerir que o tipo de aproximação que olha para Plotino e Ireneu, no que diz respeito ao Gnosticismo, como análogos deve-se basicamente a um problema de definição que o conceito de Gnosticismo normalmente implica em alguns estudos académicos. Neste artigo pretendo mostrar que tanto Plotino como Ireneu começam a especular num ambiente religioso muito semelhante com problemas filosóficos análogos para resolver mas os horizontes dos dois são muito diferentes porque em rigor ambos partem de fundamentos intelectuais muito diferentes.Neste artigo procuro argumentar que apesar de Plotino e Ireneu serem reconhecidos como autores com posições filosóficas semelhantes no que diz respeito ao Gnosticismo, não há verdadeiras razões para admitir aquele tipo relação especulativa entre ambos. Não há dúvida que Plotino e Ireneu de Lyon parecem ter concepções semelhantes quando criticam o movimento Gnóstico. É seguro afirmar que estudos recentes sobre Plotino e Ireneu sugerem que ambos contêm respostas parecidas às questões que o ambiente Gnóstico daquele tempo colocava. Neste artigo procuro demonstrar que apesar de existirem relações inquestionáveis entre os dois filósofos, a totalidade da anatomia geral e os objectivos dos seus trabalhos especulativos são tão conceptualmente diferentes e diversos que em rigor não se pode reconhecer nenhuma posição semelhante entre os dois. Procuro também sugerir que o tipo de aproximação que olha para Plotino e Ireneu, no que diz respeito ao Gnosticismo, como análogos deve-se basicamente a um problema de definição que o conceito de Gnosticismo normalmente implica em alguns estudos académicos. Neste artigo pretendo mostrar que tanto Plotino como Ireneu começam a especular num ambiente religioso muito semelhante com problemas filosóficos análogos para resolver mas os horizontes dos dois são muito diferentes porque em rigor ambos partem de fundamentos intelectuais muito diferentes.Neste artigo procuro argumentar que apesar de Plotino e Ireneu serem reconhecidos como autores com posições filosóficas semelhantes no que diz respeito ao Gnosticismo, não há verdadeiras razões para admitir aquele tipo relação especulativa entre ambos. Não há dúvida que Plotino e Ireneu de Lyon parecem ter concepções semelhantes quando criticam o movimento Gnóstico. É seguro afirmar que estudos recentes sobre Plotino e Ireneu sugerem que ambos contêm respostas parecidas às questões que o ambiente Gnóstico daquele tempo colocava. 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Neste artigo pretendo mostrar que tanto Plotino como Ireneu começam a especular num ambiente religioso muito semelhante com problemas filosóficos análogos para resolver mas os horizontes dos dois são muito diferentes porque em rigor ambos partem de fundamentos intelectuais muito diferentes.Neste artigo procuro argumentar que apesar de Plotino e Ireneu serem reconhecidos como autores com posições filosóficas semelhantes no que diz respeito ao Gnosticismo, não há verdadeiras razões para admitir aquele tipo relação especulativa entre ambos. Não há dúvida que Plotino e Ireneu de Lyon parecem ter concepções semelhantes quando criticam o movimento Gnóstico. É seguro afirmar que estudos recentes sobre Plotino e Ireneu sugerem que ambos contêm respostas parecidas às questões que o ambiente Gnóstico daquele tempo colocava. Neste artigo procuro demonstrar que apesar de existirem relações inquestionáveis entre os dois filósofos, a totalidade da anatomia geral e os objectivos dos seus trabalhos especulativos são tão conceptualmente diferentes e diversos que em rigor não se pode reconhecer nenhuma posição semelhante entre os dois. Procuro também sugerir que o tipo de aproximação que olha para Plotino e Ireneu, no que diz respeito ao Gnosticismo, como análogos deve-se basicamente a um problema de definição que o conceito de Gnosticismo normalmente implica em alguns estudos académicos. Neste artigo pretendo mostrar que tanto Plotino como Ireneu começam a especular num ambiente religioso muito semelhante com problemas filosóficos análogos para resolver mas os horizontes dos dois são muito diferentes porque em rigor ambos partem de fundamentos intelectuais muito diferentes.Cátedra UNESCO Archai (Universidade de Brasília); Imprensa da Universidade de Coimbra, Portugal; Annablume Editora, São Paulo, Brasil2010-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/2937Revista Archai; No. 5 (2010): Revista Archai nº5 (julho, 2010); 105-118Archai Journal; n. 5 (2010): Revista Archai nº5 (julho, 2010); 105-1181984-249X2179-4960reponame:Revista Archai (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/2937/2637Santos, David G.info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-17T17:52:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2937Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/archaiPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/archai/oai||archaijournal@unb.br|| cornelli@unb.br1984-249X1984-249Xopendoar:2017-09-17T17:52:13Revista Archai (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
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