DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DE GEOMETRIA DE UMA SUSPENSÃO DUPLO “A” EM AMBIENTE MULTICORPOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catozo, Bruno Cintra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Paulo Vitor de Souza, Silva, Rita de Cássia, Nunes, Maria Alzira de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21289
Resumo: O subsistema suspensão é importante na dinâmica veicular, porque proporciona estabilidade, dirigibilidade, garantia de aderência pneu-solo, assim como conforto aos passageiros. A geometria do sistema de suspensão, garantida pelo câmber, caster e convergência, é fundamental em seu desempenho, pois exerce influência na integridade dos demais subsistemas do veículo. O objetivo do presente trabalho é mostrar a integração de ambientes CAD/CAE na avaliação dos parâmetros de geometria de um ¼ de suspensão Duplo “A”. As coordenadas dos principais pontos da suspensão e a geometria das massas de seus componentes são obtidas do modelo CAD. A modelagem CAE se dá em ambiente multicorpos, onde se constrói o modelo com points e polylines (Construction Geometry). O intuito da estratégia de modelagem é tornar o modelo da suspensão menos sobrecarregado; permitir que juntas e conectores flexíveis sejam mais facilmente inseridos, sem que se tenha sobreposição de markers das juntas/buchas com aqueles de corpos rígidos (links, por exemplo), além de evitar a operação de “hide”, caso se queira utilizar a máscara CAD no mecanismo. Essa fase do trabalho, constitui a fase inicial de avaliação de ¼ de suspensão, que será, posteriormente, utilizada para o estudo de vibrações em corpo inteiro.
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