DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DE GEOMETRIA DE UMA SUSPENSÃO DUPLO “A” EM AMBIENTE MULTICORPOS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21250 |
Resumo: | O subsistema suspensão é importante na dinâmica veicular, porque proporciona estabilidade, dirigibilidade, garantia de aderência pneu-solo, assim como conforto aos passageiros. A geometria do sistema de suspensão, garantida pelo câmber, caster e convergência, é fundamental em seu desempenho, pois exerce influência na integridade dos demais subsistemas do veículo. O objetivo do presente trabalho é mostrar a integração de ambientes CAD/CAE na avaliação dos parâmetros de geometria de um ¼ de suspensão Duplo “A”. As coordenadas dos principais pontos da suspensão e a geometria das massas de seus componentes são obtidas do modelo CAD. A modelagem CAE se dá em ambiente multicorpos, onde se constrói o modelo com points e polylines (Construction Geometry). O intuito da estratégia de modelagem é tornar o modelo da suspensão menos sobrecarregado; permitir que juntas e conectores flexíveis sejam mais facilmente inseridos, sem que se tenha sobreposição de markers das juntas/buchas com aqueles de corpos rígidos (links, por exemplo), além de evitar a operação de “hide”, caso se queira utilizar a máscara CAD no mecanismo. Essa fase do trabalho, constitui a fase inicial de avaliação de ¼ de suspensão, que será, posteriormente, utilizada para o estudo de vibrações em corpo inteiro. |
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DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DE GEOMETRIA DE UMA SUSPENSÃO DUPLO “A” EM AMBIENTE MULTICORPOSSuspensão Duplo ACâmberCasterToeAdams/View®O subsistema suspensão é importante na dinâmica veicular, porque proporciona estabilidade, dirigibilidade, garantia de aderência pneu-solo, assim como conforto aos passageiros. A geometria do sistema de suspensão, garantida pelo câmber, caster e convergência, é fundamental em seu desempenho, pois exerce influência na integridade dos demais subsistemas do veículo. O objetivo do presente trabalho é mostrar a integração de ambientes CAD/CAE na avaliação dos parâmetros de geometria de um ¼ de suspensão Duplo “A”. As coordenadas dos principais pontos da suspensão e a geometria das massas de seus componentes são obtidas do modelo CAD. A modelagem CAE se dá em ambiente multicorpos, onde se constrói o modelo com points e polylines (Construction Geometry). O intuito da estratégia de modelagem é tornar o modelo da suspensão menos sobrecarregado; permitir que juntas e conectores flexíveis sejam mais facilmente inseridos, sem que se tenha sobreposição de markers das juntas/buchas com aqueles de corpos rígidos (links, por exemplo), além de evitar a operação de “hide”, caso se queira utilizar a máscara CAD no mecanismo. Essa fase do trabalho, constitui a fase inicial de avaliação de ¼ de suspensão, que será, posteriormente, utilizada para o estudo de vibrações em corpo inteiro.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2125010.26512/ripe.v2i5.21250Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 5 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF WIND SYSTEMS AND ANALYSING AND DESIGN OF OFFSHORE SYSTEMS; 139-151Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 5 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF WIND SYSTEMS AND ANALYSING AND DESIGN OF OFFSHORE SYSTEMS; 139-1512447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21250/19600Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardozo, Bruno CintraCosta, Paulo Vitor de SouzaSilva, Rita de CássiaNunes, Maria Alzira Araújo2019-06-07T17:44:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21250Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-07T17:44:59Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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