ANÁLISE DINÂMICA E VERIFICAÇÃO À FADIGA DOS VIADUTOS DE ACESSO DA NOVA PONTE FERROVIÁRIA SOBRE O RIO SADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Guilherme
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Diogo, Calçada, Rui A. B., Jesus, Abilio M. P. de, Silva, José Guilherme S. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21796
Resumo: As pontes ferroviárias são estruturas que estão sujeitas a um grande número de carregamentos repetitivos que podem gerar efeitos dinâmicos de valores significativos. Esses carregamentos podem ser responsáveis pelo aumento do dano de fadiga, especialmente nas pontes metálicas, causando a iniciação e a propagação de fendas. Atualmente, a aplicação de metodologias que consideram a interação trem-estrutura assume uma importância crescente, evido ao aumento da velocidade de circulação dos trens de passageiros. Neste artigo são valiados o comportamento à fadiga e a resposta dinâmica dos viadutos de acesso da nova ponte ferroviária sobre o Rio Sado, em Portugal. A resposta nos detalhes críticos é obtida através de modelos de elementos finitos desenvolvidos com técnicas usuais de discretização no software ANSYS, e com recurso a análises dinâmicas com interação trem-estrutura realizadas no software TBI. A resposta numérica obtida é utilizada para avaliação da fadiga.
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