ANÁLISE DINÂMICA E VERIFICAÇÃO À FADIGA DOS VIADUTOS DE ACESSO DA NOVA PONTE FERROVIÁRIA SOBRE O RIO SADO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21796 |
Resumo: | As pontes ferroviárias são estruturas que estão sujeitas a um grande número de carregamentos repetitivos que podem gerar efeitos dinâmicos de valores significativos. Esses carregamentos podem ser responsáveis pelo aumento do dano de fadiga, especialmente nas pontes metálicas, causando a iniciação e a propagação de fendas. Atualmente, a aplicação de metodologias que consideram a interação trem-estrutura assume uma importância crescente, evido ao aumento da velocidade de circulação dos trens de passageiros. Neste artigo são valiados o comportamento à fadiga e a resposta dinâmica dos viadutos de acesso da nova ponte ferroviária sobre o Rio Sado, em Portugal. A resposta nos detalhes críticos é obtida através de modelos de elementos finitos desenvolvidos com técnicas usuais de discretização no software ANSYS, e com recurso a análises dinâmicas com interação trem-estrutura realizadas no software TBI. A resposta numérica obtida é utilizada para avaliação da fadiga. |
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ANÁLISE DINÂMICA E VERIFICAÇÃO À FADIGA DOS VIADUTOS DE ACESSO DA NOVA PONTE FERROVIÁRIA SOBRE O RIO SADOPontes ferroviárias mistas (aço-concreto). Modelação numérica. Análises dinâmicas. Dano de fadiga. Avaliação da fadiga.As pontes ferroviárias são estruturas que estão sujeitas a um grande número de carregamentos repetitivos que podem gerar efeitos dinâmicos de valores significativos. Esses carregamentos podem ser responsáveis pelo aumento do dano de fadiga, especialmente nas pontes metálicas, causando a iniciação e a propagação de fendas. Atualmente, a aplicação de metodologias que consideram a interação trem-estrutura assume uma importância crescente, evido ao aumento da velocidade de circulação dos trens de passageiros. Neste artigo são valiados o comportamento à fadiga e a resposta dinâmica dos viadutos de acesso da nova ponte ferroviária sobre o Rio Sado, em Portugal. A resposta nos detalhes críticos é obtida através de modelos de elementos finitos desenvolvidos com técnicas usuais de discretização no software ANSYS, e com recurso a análises dinâmicas com interação trem-estrutura realizadas no software TBI. A resposta numérica obtida é utilizada para avaliação da fadiga.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2179610.26512/ripe.v2i30.21796Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 30 (2016): HEALTH MONITORING AND NUMERICAL MODELING STRUCTURES; 01-15Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 30 (2016): HEALTH MONITORING AND NUMERICAL MODELING STRUCTURES; 01-152447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21796/20097Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, GuilhermeRibeiro, DiogoCalçada, Rui A. B.Jesus, Abilio M. P. deSilva, José Guilherme S. da2019-06-18T16:07:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21796Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-18T16:07:07Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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