AVALIAÇÃO DE ESFORÇOS EM UMA LAJE DE TABULEIRO DE PONTE FERROVIÁRIA LEVANDO EM CONTA EFEITOS DE NÃO LINEARIDADE DO MATERIAL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20894 |
Resumo: | Pontes de ferrovias especializadas são em geral diariamente submetidas a grandes solicitações devido à passagem de trens de carga, sendo importante garantir a integridade estrutural das mesmas. No caso de pontes ferroviária em concreto armado, as lajes são os primeiros componentes estruturais a receber os efeitos das cargas externas. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso para avaliar a integridade estrutural de uma laje do tabuleiro de uma ponte ferroviária levando em conta, de forma simplificada, os efeitos da não linearidade do material. Para tanto, foram empregados dois procedimentos numéricos na análise, quais sejam: (a) modelagem e análise linear-elástica em elementos finitos por meio de um software de análise estrutural; (b) verificação da integridade estrutural do elemento por meio de um módulo desenvolvido em MATLAB, o qual tem como base a análise de seção da laje através do modelo de seções discretizadas em fibras, que considera os efeitos de não linearidade do material (concreto e da armadura). |
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AVALIAÇÃO DE ESFORÇOS EM UMA LAJE DE TABULEIRO DE PONTE FERROVIÁRIA LEVANDO EM CONTA EFEITOS DE NÃO LINEARIDADE DO MATERIALPontes ferroviárias. Integridade estrutural. Não linearidade do material. Método dos Elementos Finitos.Pontes de ferrovias especializadas são em geral diariamente submetidas a grandes solicitações devido à passagem de trens de carga, sendo importante garantir a integridade estrutural das mesmas. No caso de pontes ferroviária em concreto armado, as lajes são os primeiros componentes estruturais a receber os efeitos das cargas externas. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso para avaliar a integridade estrutural de uma laje do tabuleiro de uma ponte ferroviária levando em conta, de forma simplificada, os efeitos da não linearidade do material. Para tanto, foram empregados dois procedimentos numéricos na análise, quais sejam: (a) modelagem e análise linear-elástica em elementos finitos por meio de um software de análise estrutural; (b) verificação da integridade estrutural do elemento por meio de um módulo desenvolvido em MATLAB, o qual tem como base a análise de seção da laje através do modelo de seções discretizadas em fibras, que considera os efeitos de não linearidade do material (concreto e da armadura).Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2089410.26512/ripe.v2i18.20894Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 18 (2016): NUMERICAL MODELING OF CONCRETE STRUCTURES; 1-16Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 18 (2016): NUMERICAL MODELING OF CONCRETE STRUCTURES; 1-162447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20894/19263Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarboza, Luis Antônio TadaieskySouza, Remo Magalhães deSilva, Edilson Morais Lima eSousa, Rafael Araujo de2019-06-16T03:37:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20894Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T03:37:51Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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