CONTROLADOR LQG APLICADO A UM SISTEMA DE DIREÇÃO ELÉTRICA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21332 |
Resumo: | A utilização de sistemas eletroeletrônicos (E/E) nos automóveis tem aumentado nos últimos anos. Isto se deve principalmente aos diversos benefícios oferecidos por estes sistemas como: redução no consumo de combustível, aumento de performance, conforto e segurança. Um dos sistemas bastante utilizado atualmente é o Sistema de Direção Elétrica Assistida (EPAS). O EPAS pode ser considerado como evolução dos mecanismos de direção tradicionais, e tem como objetivo reduzir o esforço empregado pelos motoristas durante as manobras de esterçamento das rodas. Dentre os diversos componentes que fazem parte do EPAS, destaca-se a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) e também a estratégia de controle utilizada. Diante deste cenário, este trabalho tem por objetivo investigar a utilização da estratégia de controle Linear Quadrático Gaussiano (LQG), para o controle de um EPAS. Os resultados das simulações realizadas demonstraram que esta estratégia pode ser utilizada no projeto do controlador, uma vez que apresentou estabilidade e robustez ainda que sob presença de perturbações externas. |
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CONTROLADOR LQG APLICADO A UM SISTEMA DE DIREÇÃO ELÉTRICADireção Elétrica. LQG. LQR. Filtro de Kalman.A utilização de sistemas eletroeletrônicos (E/E) nos automóveis tem aumentado nos últimos anos. Isto se deve principalmente aos diversos benefícios oferecidos por estes sistemas como: redução no consumo de combustível, aumento de performance, conforto e segurança. Um dos sistemas bastante utilizado atualmente é o Sistema de Direção Elétrica Assistida (EPAS). O EPAS pode ser considerado como evolução dos mecanismos de direção tradicionais, e tem como objetivo reduzir o esforço empregado pelos motoristas durante as manobras de esterçamento das rodas. Dentre os diversos componentes que fazem parte do EPAS, destaca-se a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) e também a estratégia de controle utilizada. Diante deste cenário, este trabalho tem por objetivo investigar a utilização da estratégia de controle Linear Quadrático Gaussiano (LQG), para o controle de um EPAS. Os resultados das simulações realizadas demonstraram que esta estratégia pode ser utilizada no projeto do controlador, uma vez que apresentou estabilidade e robustez ainda que sob presença de perturbações externas.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2133210.26512/ripe.v2i31.21332Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 31 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF AUTOMOTIVE SYSTEMS; 164-181Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 31 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF AUTOMOTIVE SYSTEMS; 164-1812447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21332/19674Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafael Rodrigues daMurilo, AndréTeixeira, Evandro Leonardo Silva2019-06-19T17:48:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21332Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-19T17:48:22Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 31 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF AUTOMOTIVE SYSTEMS; 164-181 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 31 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF AUTOMOTIVE SYSTEMS; 164-181 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
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