CONTROLADOR LQG APLICADO A UM SISTEMA DE DIREÇÃO ELÉTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Rodrigues da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Murilo, André, Teixeira, Evandro Leonardo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21332
Resumo: A utilização de sistemas eletroeletrônicos (E/E) nos automóveis tem aumentado nos últimos anos. Isto se deve principalmente aos diversos benefícios oferecidos por estes sistemas como: redução no consumo de combustível, aumento de performance, conforto e segurança. Um dos sistemas bastante utilizado atualmente é o Sistema de Direção Elétrica Assistida (EPAS). O EPAS pode ser considerado como evolução dos mecanismos de direção tradicionais, e tem como objetivo reduzir o esforço empregado pelos motoristas durante as manobras de esterçamento das rodas. Dentre os diversos componentes que fazem parte do EPAS, destaca-se a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) e também a estratégia de controle utilizada. Diante deste cenário, este trabalho tem por objetivo investigar a utilização da estratégia de controle Linear Quadrático Gaussiano (LQG), para o controle de um EPAS. Os resultados das simulações realizadas demonstraram que esta estratégia pode ser utilizada no projeto do controlador, uma vez que apresentou estabilidade e robustez ainda que sob presença de perturbações externas.
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