OTIMIZAÇÃO PARAMÉTRICA DE CHASSI VEICULAR TIPO ESCADA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21254 |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta a análise e otimização de um chassi de veículo automotivo do tipo escada, onde se tem como principal objetivo a redução do volume total da estrutura. Sendo o chassi responsável direto por suportar e proteger diversos outros sistemas presentes em um veículo, seu projeto de desenvolvimento requer elevada atenção, de forma que o custo e tempo de elaboração não sejam demasiados. Para tanto, atualmente são diversos os métodos de análise e algoritmos de otimização que tornam viável que o projeto seja inicialmente elaborado através de simulação computacional, evitando que gastos excessivos sejam empregues na concepção de muitos modelos de componentes para realização de testes experimentais até que se chegue ao resultado ótimo. Dessa maneira, o presente trabalho propõe a utilização de softwares de simulação e otimização, como ANSYS e modeFRONTIER, para elaborar o processo de desenvolvimento de um chassi tipo escada, modelo Cargo C-816. A otimização a ser realizada é do tipo paramétrica, na qual são alteradas as dimensões de perfil transversal das longarinas e travessas do chassi, de forma a minimizar o volume total e, por consequência, reduzir a quantidade de material utilizado em sua fabricação. |
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OTIMIZAÇÃO PARAMÉTRICA DE CHASSI VEICULAR TIPO ESCADAOtimizaçãoChassiAnálise estruturalO presente trabalho tem como proposta a análise e otimização de um chassi de veículo automotivo do tipo escada, onde se tem como principal objetivo a redução do volume total da estrutura. Sendo o chassi responsável direto por suportar e proteger diversos outros sistemas presentes em um veículo, seu projeto de desenvolvimento requer elevada atenção, de forma que o custo e tempo de elaboração não sejam demasiados. Para tanto, atualmente são diversos os métodos de análise e algoritmos de otimização que tornam viável que o projeto seja inicialmente elaborado através de simulação computacional, evitando que gastos excessivos sejam empregues na concepção de muitos modelos de componentes para realização de testes experimentais até que se chegue ao resultado ótimo. Dessa maneira, o presente trabalho propõe a utilização de softwares de simulação e otimização, como ANSYS e modeFRONTIER, para elaborar o processo de desenvolvimento de um chassi tipo escada, modelo Cargo C-816. A otimização a ser realizada é do tipo paramétrica, na qual são alteradas as dimensões de perfil transversal das longarinas e travessas do chassi, de forma a minimizar o volume total e, por consequência, reduzir a quantidade de material utilizado em sua fabricação.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2125410.26512/ripe.v2i5.21254Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 5 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF WIND SYSTEMS AND ANALYSING AND DESIGN OF OFFSHORE SYSTEMS; 192-202Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 5 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF WIND SYSTEMS AND ANALYSING AND DESIGN OF OFFSHORE SYSTEMS; 192-2022447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21254/19603Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlba, Michel Henrique MachadoÁvila, Suzana MoreiraShzu, Maura Angélica Milfont2019-06-07T17:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21254Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-07T17:52:06Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 5 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF WIND SYSTEMS AND ANALYSING AND DESIGN OF OFFSHORE SYSTEMS; 192-202 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 5 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF WIND SYSTEMS AND ANALYSING AND DESIGN OF OFFSHORE SYSTEMS; 192-202 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
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