MODELAGEM NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DO CAMINHAR HUMANO SOBRE PASSARELAS DE PEDESTRES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20736 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho de pesquisa diz respeito ao desenvolvimento de uma metodologia de análise com base na realização de testes experimentais e modelagem numérica, no que tange avaliação da resposta estrutural dinâmica de passarelas de pedestres, a partir do emprego de modelos biodinâmicos acoplados, levando-se em consideração as características dinâmicas dos pedestres (massa, rigidez e amortecimento). O sistema estrutural em estudo tem como base uma passarela com 24,4 m de comprimento, localizada na Faculdade de Engenharia (FEN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Para a modelagem numérica do sistema são empregadas técnicas usuais de discretização, via método dos elementos finitos (MEF), por meio do programa ANSYS. Inúmeros testes experimentais foram realizados sobre o modelo estrutural, de maneira a calibrar os resultados numéricos. Com base na metodologia de análise desenvolvida neste estudo, a resposta dinâmica da passarela investigada (frequências naturais e acelerações de pico) é comparada com os valores limites propostos por normas e recomendações de projeto, objetivando uma avaliação do desempenho da estrutura, no que diz respeito ao conforto humano e, também, ao problema de vibrações excessivas. |
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MODELAGEM NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DO CAMINHAR HUMANO SOBRE PASSARELAS DE PEDESTRESPassarelas de pedestres. Modelos biodinâmicos. Testes experimentais.O objetivo deste trabalho de pesquisa diz respeito ao desenvolvimento de uma metodologia de análise com base na realização de testes experimentais e modelagem numérica, no que tange avaliação da resposta estrutural dinâmica de passarelas de pedestres, a partir do emprego de modelos biodinâmicos acoplados, levando-se em consideração as características dinâmicas dos pedestres (massa, rigidez e amortecimento). O sistema estrutural em estudo tem como base uma passarela com 24,4 m de comprimento, localizada na Faculdade de Engenharia (FEN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Para a modelagem numérica do sistema são empregadas técnicas usuais de discretização, via método dos elementos finitos (MEF), por meio do programa ANSYS. Inúmeros testes experimentais foram realizados sobre o modelo estrutural, de maneira a calibrar os resultados numéricos. Com base na metodologia de análise desenvolvida neste estudo, a resposta dinâmica da passarela investigada (frequências naturais e acelerações de pico) é comparada com os valores limites propostos por normas e recomendações de projeto, objetivando uma avaliação do desempenho da estrutura, no que diz respeito ao conforto humano e, também, ao problema de vibrações excessivas.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2073610.26512/ripe.v2i2.20736Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 2 (2016): ADVANCED ANALYSIS IN STEEL AND CONCRETE COMPOSITE STRUCTURES- (I); 26-45Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 2 (2016): ADVANCED ANALYSIS IN STEEL AND CONCRETE COMPOSITE STRUCTURES- (I); 26-452447-610210.26512/ripe.v2i2reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20736/19107Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessDebona, Gilvan LunzSouza Junior, Pedro Vieira deSilva, José Guilherme Santos da2019-05-23T18:31:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20736Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T18:31:33Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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