ANÁLISE NÃO-LINEAR DA CONTRIBUIÇÃO DE ARMADURAS COMPLEMENTARES NA RESISTÊNCIA AO ARRANCAMENTO DE PINOS EMBUTIDOS EM CONCRETO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20963 |
Resumo: | Conectores de aço com cabeça são empregados na ligação entre estruturas mistas de aço e concreto e em estruturas pré-moldadas. Quando solicitados à tração, a resistência ao arrancamento é fator determinante no projeto e o modo de ruptura pela formação do cone de concreto pode ser frágil. Uma das formas de aumentar a resistência dessa ligação é utilizar armaduras complementares. Para avaliar a influência da armadura complementar na resistência ao arrancamento, foram elaborados 6 modelos computacionais não-lineares em EPD no programa MIDAS FEA, com base em uma série de ensaios experimentais de conectores embutidos em vigotas de concreto armado. A modelagem buscou avaliar a influência do diâmetro da armadura complementar, do número de pernas interceptando o cone de concreto e da distância do conector até da armadura complementar. Foi realizado um estudo paramétrico para ajustar as propriedades do concreto, variando a resistência à tração, módulo de elasticidade e a energia de fratura. A análise computacional realizada apresenta tabelas com carga de ruptura, gráficos de carga x deslocamento, carga x deformação na armadura longitudinal e carga x deformação na armadura transversal, de forma geral se apresentando em boa concordância com os resultados experimentais. |
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ANÁLISE NÃO-LINEAR DA CONTRIBUIÇÃO DE ARMADURAS COMPLEMENTARES NA RESISTÊNCIA AO ARRANCAMENTO DE PINOS EMBUTIDOS EM CONCRETOConectores de aço com cabeça. Arrancamento de conectores. Armadura complementar. Vigas de concreto armado. Análise não-linear.Conectores de aço com cabeça são empregados na ligação entre estruturas mistas de aço e concreto e em estruturas pré-moldadas. Quando solicitados à tração, a resistência ao arrancamento é fator determinante no projeto e o modo de ruptura pela formação do cone de concreto pode ser frágil. Uma das formas de aumentar a resistência dessa ligação é utilizar armaduras complementares. Para avaliar a influência da armadura complementar na resistência ao arrancamento, foram elaborados 6 modelos computacionais não-lineares em EPD no programa MIDAS FEA, com base em uma série de ensaios experimentais de conectores embutidos em vigotas de concreto armado. A modelagem buscou avaliar a influência do diâmetro da armadura complementar, do número de pernas interceptando o cone de concreto e da distância do conector até da armadura complementar. Foi realizado um estudo paramétrico para ajustar as propriedades do concreto, variando a resistência à tração, módulo de elasticidade e a energia de fratura. A análise computacional realizada apresenta tabelas com carga de ruptura, gráficos de carga x deslocamento, carga x deformação na armadura longitudinal e carga x deformação na armadura transversal, de forma geral se apresentando em boa concordância com os resultados experimentais.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2096310.26512/ripe.v2i18.20963Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 18 (2016): NUMERICAL MODELING OF CONCRETE STRUCTURES; 242-259Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 18 (2016): NUMERICAL MODELING OF CONCRETE STRUCTURES; 242-2592447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20963/19302Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Tássio F.Maués, Frederico P.Costa, HamiltonSilva, Patrick A. B. V.Ferreira, Maurício P.Oliveira, Marcos H.2019-06-16T03:44:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20963Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T03:44:24Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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