UM ESTUDO COMPARATIVO ANALÍTICO-NUMÉRICO DO COMPORTAMENTO DE UMA PLACA DE PONTE EM GRELHA SOB AÇÃO DE UM TREM TIPO NORMALIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escudero, Augusto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vitali, Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21018
Resumo: O avanço da tecnologia e dos recursos computacionais tem oferecido aos engenheiros uma imensa variedade de programas para o cálculo estrutural, que facilita a análise e o dimensionamento de estruturas, contudo muito dos usuários desconhecem a rotina de cálculo realizada por esses programas e/ou não possuem a sensibilidade, experiência e formação adequada para avaliar os resultados obtidos. Em conseqüência, soluções analíticas balizadoras do comportamento do fenômeno em questão são de fundamental importância no processo preliminar de avaliação e critica dos resultados. Neste artigo é feito o estudo analítico e numérico de um tramo (zona) de uma laje de ponte submetida a um carregamento estático que simula a ação um trem tipo regulamentado e recomendado no projeto de pontes. O tramo de laje é modelado como uma placa delgada apoiada em transversinas e/ou longarinas, inicialmente indeformáveis e não solidárias a laje, e submetida a carregamentos parcialmente distribuídos, que simulam as rodas do trem tipo. Para a placa são assumidas as hipóteses da Teoria de Kirchhoff-Love. A análise do caso é feita numericamente pelo Método dos Elementos Finitos, e analiticamente, pela solução de Navier. O software SAP2000 será utiliza para análise do caso via Elementos Finitos. Quanto ao Método analítico de Navier, que representa uma aplicação específica da solução clássica de placas delgadas em dupla série trigonométrica, será associado ao principio da superposição, onde a solução de uma carga concentrada será estendida ao caso da inclusão das rodas e eixos do trem tipo. São comparadas analítica e numericamente as repostas obtidas para a deflexão e os esforços internos da placa devido a ação de um trem tipo normalizado.
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