ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Camila Marinho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ávila, Suzana Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20775
Resumo: Uma Estrutura de Proteção em Capotamento (ROPS ”“ Roll Over Protectoin Structure) é um sistema de segurança veicular responsável por garantir a integridade dos tripulantes em situações de capotamento. A ação dessa estrutura consiste em impedir que as cargas de impacto que agem sobre a carroceria em sucessivos tombamentos a deformem de modo a invadir o DVL (Deflection Limiting Volume, ou Volume Limite de Deflexão), ao mesmo tempo em que assegura que a energia associada não seja repassada ao condutor ou passageiros. Seu uso, atualmente, está ligado a veículos agrícolas, de mineração, de defesa civil e de esportes automotores, sendo, assim, regulado por associações responsáveis por tais setores. Neste trabalho, será realizada uma análise computacional a respeito do comportamento mecânico de uma estrutura ROPS, desenvolvida para um veículo HUMMER,sob a ação de carregamentos dinâmicos (cargas de impacto), baseando-se nas especificações determinadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela Norma Australiana.
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