ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20775 |
Resumo: | Uma Estrutura de Proteção em Capotamento (ROPS ”“ Roll Over Protectoin Structure) é um sistema de segurança veicular responsável por garantir a integridade dos tripulantes em situações de capotamento. A ação dessa estrutura consiste em impedir que as cargas de impacto que agem sobre a carroceria em sucessivos tombamentos a deformem de modo a invadir o DVL (Deflection Limiting Volume, ou Volume Limite de Deflexão), ao mesmo tempo em que assegura que a energia associada não seja repassada ao condutor ou passageiros. Seu uso, atualmente, está ligado a veículos agrícolas, de mineração, de defesa civil e de esportes automotores, sendo, assim, regulado por associações responsáveis por tais setores. Neste trabalho, será realizada uma análise computacional a respeito do comportamento mecânico de uma estrutura ROPS, desenvolvida para um veículo HUMMER,sob a ação de carregamentos dinâmicos (cargas de impacto), baseando-se nas especificações determinadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela Norma Australiana. |
id |
UNB-19_eb40f1e3f25fb4f4705a4f1faaf64456 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20775 |
network_acronym_str |
UNB-19 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTOROPS. Ansys. Carregamentos dinâmicos. Impacto.Uma Estrutura de Proteção em Capotamento (ROPS ”“ Roll Over Protectoin Structure) é um sistema de segurança veicular responsável por garantir a integridade dos tripulantes em situações de capotamento. A ação dessa estrutura consiste em impedir que as cargas de impacto que agem sobre a carroceria em sucessivos tombamentos a deformem de modo a invadir o DVL (Deflection Limiting Volume, ou Volume Limite de Deflexão), ao mesmo tempo em que assegura que a energia associada não seja repassada ao condutor ou passageiros. Seu uso, atualmente, está ligado a veículos agrícolas, de mineração, de defesa civil e de esportes automotores, sendo, assim, regulado por associações responsáveis por tais setores. Neste trabalho, será realizada uma análise computacional a respeito do comportamento mecânico de uma estrutura ROPS, desenvolvida para um veículo HUMMER,sob a ação de carregamentos dinâmicos (cargas de impacto), baseando-se nas especificações determinadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela Norma Australiana.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2077510.26512/ripe.v2i26.20775Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 26 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (II); 33-42Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 26 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (II); 33-422447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20775/19144Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessClemente, Camila MarinhoÁvila, Suzana Moreira2019-06-18T14:21:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20775Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-18T14:21:36Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO |
title |
ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO |
spellingShingle |
ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO Clemente, Camila Marinho ROPS. Ansys. Carregamentos dinâmicos. Impacto. |
title_short |
ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO |
title_full |
ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO |
title_fullStr |
ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO |
title_sort |
ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO |
author |
Clemente, Camila Marinho |
author_facet |
Clemente, Camila Marinho Ávila, Suzana Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Ávila, Suzana Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemente, Camila Marinho Ávila, Suzana Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ROPS. Ansys. Carregamentos dinâmicos. Impacto. |
topic |
ROPS. Ansys. Carregamentos dinâmicos. Impacto. |
description |
Uma Estrutura de Proteção em Capotamento (ROPS ”“ Roll Over Protectoin Structure) é um sistema de segurança veicular responsável por garantir a integridade dos tripulantes em situações de capotamento. A ação dessa estrutura consiste em impedir que as cargas de impacto que agem sobre a carroceria em sucessivos tombamentos a deformem de modo a invadir o DVL (Deflection Limiting Volume, ou Volume Limite de Deflexão), ao mesmo tempo em que assegura que a energia associada não seja repassada ao condutor ou passageiros. Seu uso, atualmente, está ligado a veículos agrícolas, de mineração, de defesa civil e de esportes automotores, sendo, assim, regulado por associações responsáveis por tais setores. Neste trabalho, será realizada uma análise computacional a respeito do comportamento mecânico de uma estrutura ROPS, desenvolvida para um veículo HUMMER,sob a ação de carregamentos dinâmicos (cargas de impacto), baseando-se nas especificações determinadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela Norma Australiana. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20775 10.26512/ripe.v2i26.20775 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20775 |
identifier_str_mv |
10.26512/ripe.v2i26.20775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20775/19144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 26 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (II); 33-42 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 26 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (II); 33-42 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
collection |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
anflor@unb.br |
_version_ |
1798315225261277184 |