Desenvolvimento de um novo modelo de cargas móveis para verificação de fadiga em pontes rodoviárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lívia Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/10030
Resumo: As pontes são estruturas submetidas a ciclos não uniformes de variação tensão devidos à passagem de veículos com diferentes características. Esses ciclos de variação de tensão provocam danos microscópicos no material, que se acumulam durante a vida útil da estrutura, podendo eventualmente resultar em uma fratura. Esse mecanismo de acumulação de danos é denominado fadiga, e a verificação desse fenômeno em estruturas de obras de arte especiais é essencial para garantir a segurança estrutural, especialmente em pontes em aço. Atualmente, a normalização brasileira não conta com um regulamento específico para análise de fadiga em pontes, apresentando somente modelos de cargas móveis para verificação do Estado Limite Último, o qual não é adequado para verificação da resistência à fadiga. Este trabalho busca desenvolver uma proposta de modelo de cargas móveis próprio para verificação de fadiga em pontes rodoviárias no Brasil. Este estudo é voltado para pontes em aço com vãos biapoioados, com comprimento de 10 a 40m. A calibração dos modelos de carga é feita a partir de dados atuais de tráfego de veículos pesados, coletados de postos de monitoramento de diversas rodovias brasileiras. São propostos dois modelos com aplicações distintas: o primeiro é baseado no conceito de dano equivalente, o segundo no de equivalência de variação máxima de tensão. O resultado deste trabalho pretende, de certa forma, contribuir para a modernização da normalização brasileira para projetos de pontes
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Esses ciclos de variação de tensão provocam danos microscópicos no material, que se acumulam durante a vida útil da estrutura, podendo eventualmente resultar em uma fratura. Esse mecanismo de acumulação de danos é denominado fadiga, e a verificação desse fenômeno em estruturas de obras de arte especiais é essencial para garantir a segurança estrutural, especialmente em pontes em aço. Atualmente, a normalização brasileira não conta com um regulamento específico para análise de fadiga em pontes, apresentando somente modelos de cargas móveis para verificação do Estado Limite Último, o qual não é adequado para verificação da resistência à fadiga. Este trabalho busca desenvolver uma proposta de modelo de cargas móveis próprio para verificação de fadiga em pontes rodoviárias no Brasil. Este estudo é voltado para pontes em aço com vãos biapoioados, com comprimento de 10 a 40m. 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