Perspectiva ecológica da linguagem: uma alternativa de ensino dos verbos enquanto classe gramatical
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ecolinguística |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41397 |
Resumo: | Este trabalho objetivou apresentar uma alternativa Ecolinguística para o ensino de língua materna, em específico, da classe verbal, por meio de neologias recorrentes no meio ambiente virtual. Para tanto, a teoria norteadora deste projeto considera os postulados da Linguística Ecossistêmica advinda da teoria Ecolinguística, que enxerga a língua em sua integralidade e inter-relações com o sujeito e dele com o mundo (COUTO, 2007). Tais pressupostos aplicam-se, nas metodologias de ensino em que se busca a conjunção dos discentes com o conteúdo de forma acessível, didática e contextualizada, tornando o ensino da língua portuguesa mais dinâmico. Para a realização do projeto, foram acompanhadas quatro aulas síncronas e disponibilizadas três aulas no Youtube para uma turma de 7º ano, abordando aspectos de letramento científico (HONDA; O’NEIL, 2017) e digital (DUDENEY; HOCKLY, PEGRUM, 2016), bem como a formação de novos verbos e variedades linguísticas (COUTO, 2013). Os resultados foram obtidos por meio da observação de aulas e pela análise do material didático trabalhado com a turma supracitada, cujos resultados mostram a inserção de alunos em aulas de abordagem linguística, considerando, por sua vez, uma perspectiva descritiva da norma padrão/estatal da língua. Desse modo, a apresentação das videoaulas suscitou discussões acerca das variedades linguísticas usadas no âmbito virtual, que se estenderam para os estudos lexicais, estimulando a participação dos estudantes por meio de exemplos de neologismos, assim como, pelo interesse acerca dos fatores que impulsionam a formação de novas palavras. |
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Perspectiva ecológica da linguagem: uma alternativa de ensino dos verbos enquanto classe gramaticalEcolinguística; Linguística Ecossistêmica; Ensino; Neologismo; Ecolinguística e Ensino.Este trabalho objetivou apresentar uma alternativa Ecolinguística para o ensino de língua materna, em específico, da classe verbal, por meio de neologias recorrentes no meio ambiente virtual. Para tanto, a teoria norteadora deste projeto considera os postulados da Linguística Ecossistêmica advinda da teoria Ecolinguística, que enxerga a língua em sua integralidade e inter-relações com o sujeito e dele com o mundo (COUTO, 2007). Tais pressupostos aplicam-se, nas metodologias de ensino em que se busca a conjunção dos discentes com o conteúdo de forma acessível, didática e contextualizada, tornando o ensino da língua portuguesa mais dinâmico. Para a realização do projeto, foram acompanhadas quatro aulas síncronas e disponibilizadas três aulas no Youtube para uma turma de 7º ano, abordando aspectos de letramento científico (HONDA; O’NEIL, 2017) e digital (DUDENEY; HOCKLY, PEGRUM, 2016), bem como a formação de novos verbos e variedades linguísticas (COUTO, 2013). Os resultados foram obtidos por meio da observação de aulas e pela análise do material didático trabalhado com a turma supracitada, cujos resultados mostram a inserção de alunos em aulas de abordagem linguística, considerando, por sua vez, uma perspectiva descritiva da norma padrão/estatal da língua. Desse modo, a apresentação das videoaulas suscitou discussões acerca das variedades linguísticas usadas no âmbito virtual, que se estenderam para os estudos lexicais, estimulando a participação dos estudantes por meio de exemplos de neologismos, assim como, pelo interesse acerca dos fatores que impulsionam a formação de novas palavras.Programa de Pós-Graduação em Linguística (UnB-PPGL)2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41397Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL); Vol. 7 No. 3 (2021); 107-119Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL); v. 7 n. 3 (2021); 107-1192447-7052reponame:Ecolinguísticainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41397/32080http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Felipe Rodrigues deCouto, Elza Kioko N. N. do2021-12-29T14:58:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41397Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/erbelPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/erbel/oaiecorebelbrasil@gmail.com2447-70522447-7052opendoar:2021-12-29T14:58:31Ecolinguística - Universidade de Brasília (UnB)false |
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